Consumidor protegido

Em documento a parlamentares, MPF defende regulamentação federal da Uber

Autor

15 de agosto de 2016, 15h19

Em documento que será entregue aos parlamentares com projetos de regularização do transporte individual em tramitação no Congresso, o Ministério Público Federal defende a regulamentação federal da Uber, uma das medidas sugeridas em nota técnica elaborada pela Câmara de Consumidor e Ordem Econômica.

Reprodução
Para MPF, Uber deve ser regulado por lei federal.
Reprodução

Baseado em estudos e contribuições da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Seae) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o documento do MPF pede a introdução do “serviço de aluguel de veículos particulares”, incluindo o registro do motorista e do veículo no órgão regulador, na Lei 12.587/2012, que define a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

De acordo com a Câmara de Consumidor e Ordem Econômica, a modalidade seria caracterizada como serviço remunerado de transporte de passageiros pré-agendados, por intermédio de veículos de aluguel para viagens individualizadas. Por isso, a sugestão também é de desregulamentação progressiva do serviço de táxis, com a definição de critérios para o aumento gradativo do número de licenças, até atingir a livre entrada e saída de ofertantes do serviço no país e, consequentemente, a livre concorrência na modalidade.

A nota sugere também a elaboração de estudos que orientem as cidades brasileiras para a adoção de políticas urbanas que promovam a redução de congestionamentos, poluição e outros fatores negativos do transporte urbano, além de estratégias para a integração entre transportes públicos e individuais.

Melhoria dos serviços
Para o MPF, as medidas visam favorecer taxistas e consumidores, já que promovem a maior oferta de serviços aos usuários e a redução do preço de alvarás e licenças de táxi. Quanto à Uber, as medidas também contribuiriam para uma segurança maior dos passageiros devido ao cadastro oficial do motorista.

Para o coordenador da Câmara de Consumidor e Ordem Econômica, o subprocurador-geral da República José Elaeres Marques Teixeira, as sugestões objetivam nortear os projetos de lei em andamento sobre o tema no Congresso Nacional com subsídios técnicos.

José Elaeres Marques Teixeira, subprocurador-geral da República e coordenador da Câmara de Consumidor e Ordem Econômica, diz que a regulamentação federal da Uber também deve promover uniformidade para ambos os serviços em todas as cidades brasileiras, impactando positivamente o consumidor: “O intuito é oferecer sugestões técnicas que contribuam para uma legislação abrangente e efetiva, beneficiando tanto os consumidores quanto os prestadores do serviço”. Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!