Gestão eficiente

Especialista em gestão de escritórios ensina como tornar negócio mais rentável

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8 de agosto de 2016, 18h40

A prosperidade de um escritório de advocacia está diretamente relacionada à sua gestão. De olho nessa temática, o gestor do escritório Mattos Filho, Mario Leandro Campos Esequiel, lança o livro Gestão eficiente de escritórios de advocacia — Como advogados e administradores podem transformar a prestação de serviços jurídicos em negócios mais rentáveis (R$ 69, pré-venda na Livraria ConJur)

A obra ajuda a suprir uma falha no ensino jurídico, que muitas vezes não contempla a gestão de escritório. No livro, Esequiel, que é colunista da ConJur, apresenta diferentes ferramentas de gestão que poderão ser aplicadas aos escritórios, criando uma administração mais eficiente e eficaz do negócio.

Um dos ensinamentos é o de que planejamento estratégico não serve apenas para grandes organizações. Segundo o autor, é preciso saber primeiro qual é o objetivo do escritório para que se possa delinear as demais ações. Esequiel explica no livro a análise SWOT — ferramenta que utilizada para fazer análise de cenário, identificando as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de uma empresa —, e de que forma ela pode ser aplicada nessa área. 

Em outro capítulo, o autor trata do marketing, que antes era um tabu para os escritórios, mas que já faz parte da realidade de várias sociedades de advocacia. Nele, Mario Esequiel aponta que os escritórios não têm o artifício de usar nome fantasia, mas possuem outros mecanismos para aparecerem mais e melhor

O livro, porém, não é apenas para os advogados. Há uma parte do livro direcionada aos administradores de empresas. Por causa disso, a obra é elaborada no estilo “vira-vira”, em que uma parte dos textos será dedicada a advogados e a outra parte, a administradores.

Mario Esequiel é gestor do escritório Mattos Filho. É graduado em Economia pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

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