16 mil processos

União está em primeiro lugar no ranking de litigantes do TST

Autor

21 de abril de 2016, 13h18

Com quase 16 mil processos, a União ocupa o primeiro lugar na lista de maiores litigantes do Tribunal Superior do Trabalho. É o que mostra um ranking elaborado pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa da corte sobre as empresas com mais processos em tramitação no TST.

Na sequência, aparecem na lista dos maiores litigantes a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, a Petrobras e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Depois, estão dois bancos privados — Itaú Unibanco e Santander — e dois fundos de pensão — a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros).

O levantamento faz parte de uma das metas do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2015-2020, destinada a identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Com base em dados fornecidos pelo TST e pelos 24 tribunais regionais do Trabalho, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho também divulgou lista com os dez maiores litigantes da Justiça do Trabalho no ano passado. Bancos, varejo, telefonia, produtoras de petróleo, siderúrgicas, construtoras, empresas públicas, mineradoras e produtoras de alimentos estão entre as maiores litigantes em âmbito nacional.

Uma das saídas para tentar diminuir o acervo é a conciliação. Nesse sentido, a Justiça do Trabalho promove anualmente a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Neste ano, o evento acontecerá de 13 a 17 de junho na Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!