Jurista consagrado

José Rogério Cruz e Tucci toma posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas

Autor

19 de abril de 2016, 14h54

O ex-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo e diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, José Rogério Cruz e Tucci, tem mais um título para colocar em seu extenso currículo: o de membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Eleito em dezembro de 2015, Tucci tomou posse nessa segunda-feira (18/4) e vai suceder o ministro aposentado do STJ Sálvio de Figueiredo Teixeira na cadeira nº 12, cujo patrono é o ministro aposentado do STF Luiz Gallotti.

Reprodução
"Fui recebido com enorme fidalguia", disse Tucci ao tomar posse na ABLJ.
Reprodução

Formado em 1978 pela instituição onde leciona atualmente, o novo integrante da ABLJ é doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Roma (1982) e mestre em Direito pela USP (1986). Também é membro do Conselho do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da USP desde 1988, presidente da Comissão de Pós-Graduação da instituição de ensino desde 1998, membro efetivo da International Association of Procedural Law e integrante do Instituto Iberoamericano de Direito Processual Civil; além de assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Com a posse, Tucci se juntará a outros grandes nomes do Direito brasileiro, como Arnoldo Wald, Nelson Mannrich, César Asfor Rocha, Carlos Ayres Britto, Ives Gandra da Silva Martins, José Carlos Moreira Alves. Também estão na lista os ministros do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin, Luiz Fux e Gilmar Mendes.

Membro da academia, Asfor Rocha elogiou o novo colega. “É um jurista consagrado, com vida acadêmica muito bem construída, é mestre, doutor, pós-doutor, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com vários livros publicados.”

Em seu discurso, o novo membro da ABLJ exaltou a figura do ministro Salvio de Figueiredo Teixeira, que ocupava anterior a cadeira nº 12 da academia. "Fui recebido com enorme fidalguia. Foi com enorme alegria que tomei posse na Associação Brasileira de Letras Jurídicas", disse Tucci sobre a cerimônia de posse.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!