Mesmo crime

Deputado pede que STF inclua denúncia contra Temer no impeachment de Dilma

Autor

16 de abril de 2016, 17h32

Enquanto oposição e governo brigam para impedir ou dar prosseguimento ao processo de impeachment, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) pediu que o Supremo Tribunal Federal inclua a denúncia feita contra o vice-presidente Michel Temer no processo aberto contra Dilma Rousseff. Em Mandado de Segurança, o petista afirma que Temer cometeu atos, “certos ou errados, praticamente idênticos” aos que motivaram o pedido de deposição de Dilma.

Caso o apensamento seja acolhido pelo Supremo, Lopes pede que o processo, então, volte à comissão especial da Câmara para reabrir o prazo de defesa do vice-presidente e, depois, abrir mais prazo para elaboração de outro parecer. O MS ainda não tem relator, mas o deputado pede que seja distribuído ao ministro Marco Aurélio, por dependência.

Dilma é acusada de dois crimes de responsabilidades. O primeiro é o atraso no repasse de verbas de custeio de programas sociais aos bancos públicos, tornando-os credores da União, o que viola a Lei de Responsabilidade Fiscal. O segundo é a edição de créditos suplementares ao Orçamento sem autorização do Legislativo. Lopes afirma que Temer também assinou alguns desses decretos e, portanto, está sujeito ao mesmo processo de impeachment.

Lopes pede que o Supremo inclua na denúncia contra a presidente Dilma o pedido de impeachment feito pelo advogado Mariel Marley Marra. O pedido havia sido arquivado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas depois o reinstaurou, por ordem do ministro Marco Aurélio, para quem o presidente da Câmara não tem o poder de arquivar monocraticamente um pedido desse tipo.

Mas o pedido não andou. Pelo rito para processos de impeachment definido pelo Supremo na ADPF 378, deve ser instalada uma comissão especial de deputados indicados pelas lideranças partidárias. Cunha usou esse argumento para segurar o processo. Disse que está aguardando as indicações dos partidos para mandar instalar a comissão, já que o STF proibiu o registro de candidaturas avulsas das lideranças para participação dessas comissões.

O pedido de Reginaldo Lopes também é para que o Supremo casse a negativa de Cunha a um requerimento dele para inclusão de denúncia contra Temer no processo de impeachment em andamento na Câmara. No requerimento, ele afirma que as denúncias são idênticas, e não apensar um processo ao outro violaria o princípio da isonomia.

Cunha indeferiu o pedido “tendo em vista que ele carece de amparo no Regimento Interno da Câmara”. Ele também explicou que a decisão do ministro Marco Aurélio apenas manda dar prosseguimento à denúncia contra Michel Temer, “sendo omissa no que se refere a apensamento à denúncia contra a senhora presidente da República”.

MS 34.142
Clique aqui para ler a petição inicial.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!