Em Nome da Lei

Novo filme nacional celebra estilo justiceiro de combate ao crime

Autor

12 de abril de 2016, 19h48

Entra em cartaz no circuito de cinema no próximo dia 21 de abril o filme Em Nome da Lei, que festeja o heroísmo de um juiz que, com a ajuda do Ministério Público e da Polícia Federal, acaba com o contrabando e o narcotráfico na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

Dirigido por Sérgio Rezende, o filme se baseia no caso do juiz federal Odilon de Oliveira que, realmente, enfrentou o banditismo na fronteira, o que lhe custou grande sacrifício pessoal em razão da ameaça de vingança do grupo que a justiça dizimou.

ConJur
Fausto De Sanctis e membros da Polícia Federal prestigiaram novo filme.
ConJur

Em nome da Lei traz Paolla Oliveira, que faz o papel de procuradora da República e Mateus Solano, no papel do juiz-herói. Mas o destaque são as atuações de Chico Diaz, que encarna “El Hombre”, o Al Capone local; e Sílvio Guindane, o piloto do contrabando.

Risos
Os cerca de dez juízes que foram à avant-premiére nesta segunda-feira (11/4), no Cinemark do shopping Iguatemi, gostaram do filme, mas riram bastante da visão estereotipada dos personagens e da licença artística do diretor. O filme é bem estruturado, mas projeta a visão popular que o público em geral têm da Justiça.

Mateus Solano disse que por falta de conhecimento de como trabalha Sergio Moro, seu ideal de juiz, inspirou-se em Joaquim Barbosa para montar seu justiceiro. O diretor Sérgio Rezende explicava repetidamente que a desconexão da história com a realidade de Odilon Oliveira é porque o filme não é uma biografia desse juiz. “Apenas foi inspirado nele”, esclarecia.

ConJur
De Sanctis, que prendeu Dantas; Diaferia, que prendeu Estevão; e Mendes, que prendeu muitos — mas nenhum famoso.
ConJur

No evento de lançamento, o ator que viveu o juiz justiceiro na ficção encontrou o desembargador Fausto De Sanctis, que ficou conhecido por ter prendido Daniel Dantas; o juiz Alessandro Diaferia, que ganhou destaque ao prender o ex-senador Luiz Estevão; e o juiz Fernando Mendes, presidente da Associação dos juízes federais de São Paulo.

O desembargador federal Nino Toldo, presente na sessão especial, é condescendente com as fantasias do diretor. “As pessoas, no mundo todo, têm uma idealização do juiz como uma pessoa paradigmática, com superpoderes. É compreensível”, admite. Mas faz uma ressalva: “O problema é se o juiz acreditar nisso. O juiz tem seus limites na Constituição e nas leis. A elas deve obediência”. E conclui: “O filme tem uma história a contar, precisa ser divertido. Em Nome da Lei conseguiu isso”.

Para o advogado Antonio Corrêa Meyer, o filme é oportuno e chega no momento adequado. “Passa a imagem correta no plano ético e moral.” Não é o caso de examinar a coerência ou a lógica jurídica, diz Meyer. “A intenção dos realizadores foi dar a visão humana dos personagens envolvidos, com suas emoções, vaidades e fraquezas”.

ConJur
Juízes e advogados foram à primeira exibição. Filme diverte com estereótipos da Justiça.
ConJur

*Notícia alterada às 10h19 do dia 13/4 para acréscimos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!