Competência da União

Lei estadual ou distrital não pode tratar
de norma que regulamenta profissão

Autor

31 de outubro de 2015, 8h34

Por tratar de norma de regulamentação de profissão, tema de competência legislativa da União, a Lei Distrital 5.467/2015 foi declarada inconstitucional pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

A norma pretendia tornar “obrigatório o diploma de técnico em radiologia para a operação de equipamentos emissores de radiação ionizante, bem como o uso de Equipamentos de Proteção Individual”.

O Ministério Público ajuizou ação argumentando que a referida lei seria formalmente inconstitucional, por vício de iniciativa, pois é vedado ao Distrito Federal legislar sobre regulamentação profissional. 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal se manifestou pela constitucionalidade da lei. Já o governador do DF e a Procuradora-Geral se manifestaram pela inconstitucionalidade, em razão de jurisprudência pacífica sobre o tema.

A decisão pela inconstitucionalidade foi proferida por unanimidade com efeitos ex tunc (desde o início da norma) e eficácia erga omnes (vale para todos). Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.

Processo ADI 2015002017688-7

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!