Política de Ordem

Candidato à OAB-DF vai à polícia contra sátira que o associa a Adolf Hitler

Autor

28 de outubro de 2015, 6h05

Um vídeo satírico levou o candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal Paulo Roque à delegacia. Ele registrou um boletim de ocorrência contra uma montagem feita sobre um trecho do filme A Queda: As últimas horas de Hitler na qual ele é associado ao líder do nazismo. O vídeo também acusa Roque de mentir sobre seu projeto de campanha, de "roubar" uma fan page do Facebook e de manipular os dados de uma pesquisa de intenção de voto.

O candidato à presidência da OAB-DF disse que, além do boletim de ocorrência, irá impetrar uma representação no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-DF. Especificamente sobre a pesquisa eleitoral, Roque afirmou que nunca solicitou nada do tipo, pois as pesquisas “impõem a ditadura do marketing”. Veja o vídeo:

Candidatura questionada
A candidatura do advogado Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira como conselheiro federal pela chapa da situação nas eleições da OAB-RN foi questionada, por ele ter atuado como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça nos dois últimos anos. O caso está sendo analisado pela Comissão Eleitoral da seccional potiguar, segundo o Jornal Opção. A defesa do candidato argumenta que o cargo tem caráter representativo.

Atirando para todos os lados
O candidato ao conselho federal da OAB-SP pela chapa número 12 (Hermes-Oposição) Sérgio Niemeyer afirma que a denúncia feita pelo conselheiro seccional Eduardo César Leite nesta segunda-feira (26/10) tem motivos eleitoreiros. Leite afirmou que há um suposto desvio de R$ 14,9 milhões na parte do plano de saúde da Caasp que é gerido pela Unimed Fesp. Em decorrência disso houve uma confusão na reunião do conselho seccional, que acabou na delegacia. Niemeyer classifica o episódio como uma “vergonha nacional” e diz que a “denúncia feita pelo conselheiro Eduardo Leite é um acinte a toda a classe e desmerece o próprio conselheiro, que teve três anos para tomar providências enquanto membro do Conselho Seccional”.

Nova tentativa
A chapa 13 (OAB pra Valer), que disputa a Ordem de São Paulo, impetrou duas medidas cautelares para anular o indeferimento da candidatura de Tereza Dóro, que concorria à vice-presidência. A advogada foi impedida de disputar o pleito porque a Comissão Eleitoral da OAB-SP entendeu que ela não exerceu a advocacia sem interrupções nos últimos cinco anos. As duas peças questionam a decisão da Comissão Eleitoral e relatam o pedido de suspeição referente ao grupo responsável por administrar o processo eleitoral.

Pense em mim, vote em mim
O apoio de advogados conceituados nas eleições da OAB é sempre apontado como muito importante. Mas candidatos têm buscado associar seus nomes também a famosos. Se isso funciona ou não, caberá ao pleito na seccional de Goiás responder. O cantor Leonardo confirmou apoio ao candidato à presidência pela chapa OAB Forte, de Flávio Buonaduce, que é advogado do artista e de sua família. As informações são do Jornal Opção. Veja o vídeo:

Lançamento de candidatura
Homero Junger Mafra, que busca a reeleição para presidente da OAB-ES lançou oficialmente sua candidatura nesta segunda-feira (26/10). O evento ocorreu no cerimonial Oásis, em Santa Helena.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!