Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Onipresença familiar

Pai e filho concorrem ao Conselho Federal da OAB por estados diferentes

A eleição deste ano para a Ordem dos Advogados do Brasil traz uma possibilidade inédita: de pai e filho entrarem para o Conselho Federal, cada um por um estado. Trata-se de Carlos Roberto de Siqueira Castro e seu filho, Carlos Fernando de Siqueira Castro. O pai concorre pelo Rio de Janeiro, onde é a matriz do escritório deles. Carlos Fernando concorre pelo Ceará, uma das mais de dez seccionais nas quais ele mantém inscrição suplementar na OAB.

Dona de um dos escritórios com mais advogados do Brasil, cujo foco é o contencioso de massa, a família tem gerado polêmica. Advogados que acompanham de perto as eleições estranharam a candidatura de Carlos Fernando, que tem a inscrição principal na OAB do Rio de Janeiro e atua, principalmente, em São Paulo. O Ceará tem 32 mil advogados inscritos no estado e quatro chapas concorrendo às eleições deste ano.

A própria candidatura de seu pai, Carlos Roberto, no Rio de Janeiro se deu em um contexto conturbado. Ele entrou de última hora para substituir o nome de Gustavo Schmidt, cuja candidatura foi indeferida. O motivo da impugnação foi o fato de ele ter ficado afastado da advocacia enquanto foi secretário-chefe do gabinete do prefeito Eduardo Paes de 2012 a 2013. Com isso, não apresentou os obrigatórios cinco anos ininterruptos de advocacia no período anterior às eleições.

Revista Consultor Jurídico, 27 de outubro de 2015, 16h19

Comentários de leitores

1 comentário

chisme?

Prof Pericles (Advogado Autônomo)

Estimados, tengo a ese website en alta cuenta. Y a mi me pareceu un poco deseroporcional la materia...perdoname mi portuñol.
El padre perdeu la hija recen e yo pense que no mas estaria como consejeiro. El hijo es normal seguir lo camiño del padre...no. Hasta por que en Brasil (yo vivi un par de años en Brasil) y hay ejemplos de padre y hijo...Yo busquei y el tiene mas de 10 años como abogado en Ceara. No se...me pareceo un poco chisme y no es o que me gustaria de ler en Conjur.
solo ese comentario.
saludos

Comentários encerrados em 04/11/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.