"Lava jato"

Teori Zavascki abre inquérito para apurar contas de Eduardo Cunha na Suíça

Autor

15 de outubro de 2015, 22h58

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, decidiu abrir inquérito contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para investigar as contas abertas em bancos suíços atribuídas ao parlamentar. A decisão de abrir o inquérito foi tomada na noite desta quinta-feira (15/10), depois de pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também feito nesta quinta.

Para pedir a abertura do inquérito, Janot se baseou em documentos enviados pelo Ministério Público da Suíça à PGR. Os documentos mostravam contas abertas por Cunha, sua mulher e sua filha, além de extratos de cartões de crédito. As contas não foram declaradas por Cunha nem à Receita Federal e nem à Justiça Eleitoral.

Na semana passada, o MP suíço enviou documentos que indicam a origem do dinheiro que foi parar nas contas abertas no país. E pelo que vem divulgando a PGR, o dinheiro provavelmente está ligada à propina recebida em um contrato da Petrobras na compra de uma compra de petróleo em Benin, avaliada em US$ 34 milhões.

Com este, Cunha passa a ser alvo de dois inquéritos ligados à operação “lava jato”, que investiga pagamento de propina em contratos da Petrobras. Na primeira denúncia, Rodrigo Janot afirma, baseado em delações premiadas, que Cunha recebeu US$ 5 milhões de empresas de fachada sediadas no exterior por meio de contratos de navios-sonda da Petrobras. Com informações da assessoria de imprensa do STF e da Agência Brasil.

Inq 4.146

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!