Carreira de Estado

Membros da AGU protestam no Palácio do Planalto por valorização da classe

Autor

7 de outubro de 2015, 20h29

Advogados públicos federais protestaram nesta quarta-feira (7/10) pedindo condições dignas de trabalho e valorização da carreira. A manifestação começou em frente ao prédio da AGU, em Brasília, e seguiu para o Palácio do Planalto.

Os membros da AGU discursaram, fizeram gritos de guerra e soltaram balões pretos representando o luto que a classe diz vivenciar. Segundo a direção do movimento, o ato teve a participação de cerca de 300 membros.

Durante o protesto, o diretor da 1ª Região da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe), Marcelino Rodrigues, afirmou que o movimento comprova que a insatisfação com a crise na AGU atinge todos os membros da instituição. Rodrigues também disse que a classe está fortemente mobilizada, entregando os cargos em DAS, como forma de pressionar e contribuir para o pacote de ajuste fiscal.

“Estamos mais uma vez demonstrando nossa completa indignação. Nossa luta é por valorização. Somos uma carreira de Estado, e não de governo, como o advogado-geral da União tem feito desde que entrou na AGU”, afirmou o dirigente da Unafe.

A delegada da Unafe em Brasília, Thirzzia Guimarães, ressaltou que a instituição é feita pelos seus membros que lutam pelo fortalecimento do Estado brasileiro.

“Atenção presidente Dilma, salve a AGU. Somos profissionais de carreira e rejeitamos o uso político da instituição. A AGU não é lugar para cargos de comissão, os ocupantes dos cargos em DAS [Direção e Assessoramento Superior] não carregam a AGU sozinhos, a AGU somos todos nós”, afirmou a delegada da Unafe em Brasília.

Mobilizados desde abril, os membros da AGU realizam o Dia Nacional de Paralisação semanalmente e encampam a campanha de entrega de cargos em DAS, que já conta com a adesão de 70% dos membros, e gera economia de aproximadamente R$ 100 milhões por ano, aos cofres públicos. Com informações da Assessoria de Imprensa da Unafe.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!