Centro de pesquisa

Instituto UniCeub de Cidadania será inaugurado nesta quarta-feira

Autor

6 de outubro de 2015, 10h03

O Instituto UniCeub (Centro de Ensino Unificado de Brasília) de Cidadania será inaugurado nesta quarta-feira (7/10), às 10h30. A entidade será presidida pelo ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal.

“Acredito no Brasil sonhado, no esforço coletivo para ter-se dias melhores”, explica o ministro sobre aceitar a nova empreitada. O instituto terá como objetivo o desenvolvimento de projetos e ações que difundam princípios éticos e cidadãos e sua atuação será focada em debates acadêmicos.

O primeiro evento irá ocorrer nos dias 21 e 22 de outubro, no UniCeub, em Brasília. Será um seminário com enfoque médico e jurídico sobre “A Dignidade da Morte”. Para 2016, já há três projetos a serem implementados: o combate à abstenção eleitoral nas eleições de 2016, a inclusão social por meio da qualificação de mão-de-obra e a difusão da ética, especialmente entre adolescentes e jovens.

Nomes de peso
O IUC conta com um núcleo executivo e com dois conselhos: o consultivo e o acadêmico, ambos ocupados por expoentes em suas áreas de atuação. O navegador Amyr Klink, a atriz Adriana Nunes, a senadora Ana Amélia (PP-RS), o ministro do TCU Augusto Nardes, a jornalista e escritora Dad Squarisi e o historiador Marco Antônio Villa compõem o Conselho Consultivo.

O Conselho Acadêmico é constituído pelo jornalista Eugênio Bucci, o filósofo Danilo Marcondes, o constitucionalista Eduardo Mendonça, o advogado Daniel Sarmento, a pesquisadora Débora Diniz e a procuradora-adjunta do Distrito Federal Tatiana Muniz.

No núcleo executivo da entidade, além do presidente, estão o professor Edevaldo Alves da Silva, como chanceler; Athayde Fontoura, como diretor executivo; a jornalista Kátia Cubel, como diretora de relações institucionais; e a procuradora do Distrito Federal Cristiana De Santis Mello, como secretária geral.

A solenidade de posse do IUC irá acontecer nesta quarta-feira (7/10), às 10h30, na Faculdade de Direito do UniCeub (Bloco 3, Campus da Asa Norte), na sala 3018.

*Notícia atualizada às 18h30 do dia 6/10 para acréscimo de informações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!