Perfis dos desembargadores

Vaga no STJ: Conheça os candidatos das regiões Norte e Centro-Oeste

Autor

5 de outubro de 2015, 14h03

Vaga desde agosto de 2014, a cadeira que era do ministro Sidnei Beneti no Superior Tribunal de Justiça é uma das mais disputadas dos últimos tempos. Ao todo, 40 candidatos, de 19 Tribunais de Justiça, tentam figurar na lista tríplice que será enviada à presidente Dilma Rousseff.

As regiões Norte e Centro-Oeste, juntas, têm 10 proponentes à vaga. Confira abaixo os perfis dos desembargadores:

REGIÃO NORTE

TJ-AC
Francisco Djalma da Silva

Natural de Alexandria (RN), é formado em Direito pela PUC-PE e tem 60 anos. Ingressou na magistratura em 1988, iniciando o exercício na Comarca de Feijó. Já atuou nas comarcas de Brasileia, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard, Sena Madureira e Rio Branco. É desembargador do Tribunal de Justiça do Acre desde 2012, tornando-se membro da Câmara Criminal. Atualmente, é o diretor da Escola do Poder Judiciário.

Samoel Martins Evangelista
O desembargador foi presidente (2005-2007) e vice (2003-2005 e 2011-2013) do TJ-AC, além de corregedor-geral da Justiça (2009-2011). Também presidiu a Câmara Cível da corte (2007-2009) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (2007-2009). Atuou ainda na Polícia Civil e no Ministério Público acriano. Na polícia, o julgador foi delegado, corregedor-geral e diretor-geral. No Ministério Público, o magistrado foi promotor e corregedor-geral. Na esfera administrativa, foi diretor dos departamentos de Identificação, de Polícia Técnica e de Polícia Judiciária da Secretaria de Segurança Pública do Acre, a qual também chefiou.


TJ-AP
Agostinho Silvério Júnior
Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Paraná, ingressou na carreira judiciária aos 20 anos como auxiliar judiciário no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e entrou para a magistratura em 1991, por meio do critério da antiguidade. O julgador foi promovido a desembargador em 2002. Foi presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (2007-2009), mas antes exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça (2005-2007).


TJ-RO
Marcos Alaor Diniz Grangeia
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Fundação Eurípides Soares da Rocha (1983), o magistrado é pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela PUC-SP. Também é pós-graduado e mestre em Poder Judiciário pela FGV-RJ. Desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia desde 2005, compõe a 2ª Câmara Cível. O magistrado atuou nas comarcas de Porto Velho, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim e Porto Velho. Foi vice-diretor da Escola da Magistratura de Rondônia, vice-presidente do TJ-RO (2010-2011), conselheiro da OAB-RO e procurador do estado. É professor de Direito Tributário na Escola da Magistratura do estado e de Direito Público da Universidade Federal de Rondônia.

Raduan Miguel Filho
Bacharel pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (1983), o magistrado é mestre em Poder Judiciário pela FGV-RJ e pós-graduado em Direito Constitucional pela Faculdade de Ciências Humanas e Letras de Rondônia. Ingressou na magistratura em 1987 e atuou nas comarcas de Ji Paraná, Espigão D'Oeste, Santa Luzia D'Oeste, Costa Marques, Ouro Preto D'Oeste, Presidente Médici, Alvorada D'Oeste e da capital. Foi promovido a desembargador em 2010, sendo designado para a 2ª Câmara Criminal e depois transferido para a 1ª Câmara Cível. Foi presidente e vice da Associação dos Magistrados do estado de Rondônia, além de vice-presidente e diretor da área de comunicação da Associação dos Magistrados Brasileiros.


TJ-PA
Leonam Gondim da Cruz Júnior
Desembargador do Tribunal de Justiça do estado do Pará desde 2008, o julgador compõe o Conselho da Magistratura e a 3ª Câmara Cível da corte. É membro da Academia Paraense de Letras Jurídicas. Graduado em Direito pela Unespa (1990), atual Universidade da Amazônia, o magistrado é doutorando em Direito Civil pela Universidad de Buenos Aires. Possui MBA em Direito Civil, Processo Civil e do Consumidor pela FGV. É especialista em Direito Agrário. Foi assessor jurídico da Prefeitura de Belém (de 1989 a 1992); conselheiro e membro do Tribunal de Ética da seccional da OAB no Pará; e um dos autores do Código de Ética de Enfermagem.


REGIÃO CENTRO-OESTE

TJ-DF
Arnoldo Camanho de Assis
Graduado em Direito na Universidade de Brasília (1986), o julgador ingressou na magistratura em 1990, sendo nomeado desembargador em 2008. Foi presidente da Coordenação do Sistema dos Juizados Especiais do Distrito Federal em duas ocasiões (2010 e 2012). É presidente da Turma de Uniformização de Jurisprudência das Turmas Recursais dos Juizados Especiais do DF e membro da Comissão de Revisão do Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. É pós-graduado em Direito Internacional Público e Privado pela The Hague Academy of International Law, mestre pela Universidade de Brasília e possui especialização em Direito do Consumo pela Universidade de Coimbra.


TJ-GO
Carlos Alberto França

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1989), o magistrado ingressou no Tribunal de Justiça do estado em 1990. Desembargador desde 2010, o julgador compõe a Corte Especial, a 1ª Seção Cível, a 2ª Câmara Cível e a Comissão de Regimento e Organização Judiciária do TJ-GO. Também é diretor da Escola Superior da Magistratura de Goiás.

Luiz Cláudio Veiga Braga
Empossado como desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás em 2009, o julgador graduou-se em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, integrou o Ministério Público de Goiás e atuou como procurador de Justiça (1994 e 2009). No TJ-GO, compõe a Seção Criminal, a 2ª Câmara Criminal e o Conselho Superior da Magistratura.


TJ-MT
Marcio Vidal

O desembargador é professor de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, coordena o Centro de Estudos da América Latina Desembargador Viana Santos, órgão do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, e compõe a diretoria da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!