Política de Ordem

Ex-presidentes da OAB-SP declaram apoio à chapa da situação

Autor

4 de outubro de 2015, 13h15

Os ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo Mario Sérgio Duarte Garcia; José Roberto Batochio; João Roberto Egydio Piza Fontes; Rubens Approbato; Carlos Miguel Aidar; e Luiz Flávio Borges D'Urso declararam apoio ao atual presidente, Marcos da Costa, que busca a reeleição. 

Apoio literário
O advogado, escritor e professor Celso Antonio Bandeira de Mello irá apoiar o pré-candidato à seccional paulista da OAB João Biazzo. O jurista é apontado como um dos principais conselheiros do governo federal sobre o Judiciário, sua aprovação é vista como essencial para a nomeação de ministros do Supremo Tribunal Federal. Bandeira de Mello também é um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP). Neste ano, o advogado proferiu um dos dizeres mais polêmicos da política brasileira. Questionado pela Folha de S.Paulo sobre as prisões da operação "lava jato", ele afirmou: “O que tem sido noticiado é empresário sendo preso e submetido a condições muito insatisfatórias. Vamos ser realistas, se você viveu numa favela, sua condição de vida é uma. Se você está acostumado a um mínimo de privacidade e o colocam numa cela que só tem um buraco [sanitário] sem porta, você está sendo torturado. Colocar alguém nessas condições é submetê-lo a tortura psicológica.”

Corrida pelo interior
Segundo Ricardo Sayeg, o ex-vice-presidente da subseção de Ribeirão Preto, o professor e advogado André Luiz Carrenho Geia, do Geia Advogados Associados, apoia sua pré-candidatura à presidência da seccional da OAB em São Paulo. Geia deixou a administração da subseção de Ribeirão Preto em julho de 2013. Marcos da Costa também tem apoiadores no interior de São Paulo. O escritório Advocacia Nimer confirmou que irá apoiar ao pré-candidato, que busca a reeleição. Vale lembrar que uma das sócias do escritório, a advogada Eliani Cristina Cristal Nimer, foi escolhida pelo atual presidente para compor a Comissão de Relacionamento com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Outro sócio do escritório, o advogado Carlos Simão Nimer, foi candidato a conselheiro efetivo nas eleições de 2012 pela chapa Trabalho pela Advocacia, que teve Marcos da Costa como candidato a presidente.

Publicação de editais
As seccionais de São Paulo e do Piauí publicaram nesta terça-feira (29/9) os editais referentes às regras eleitorais. Em São Paulo, o pleito ocorrerá dia no dia 18 de novembro, no centro da capital paulista e nas 235 Subseções, sendo que três delas (Artur Nogueira, Rosana e Santana do Parnaíba) foram criadas na última reunião do Conselho Secional da Seção São Paulo da OAB, promovida na segunda-feira (28/9). No primeiro dia de inscrição de chapas em SP (1/10) foram feitas 76 solicitações. No Piauí, as eleições serão promovidas no dia 21 de novembro, nas sedes da OAB-PI em Teresina e nas 11 subseções, e as chapas poderão ser registradas até o dia 22 de outubro. Clique aqui para ler o edital de São Paulo e aqui para ler o edital do Piauí.

Disputa no DF
A disputa eleitoral da OAB no DF, até o momento, conta com quatro chapas. Uma delas, chamada Você Pode Contar, é encabeçada por Juliano Costa Couto, atual secretário-geral adjunto da seccional, apoiado pelo presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha. A segunda é liderada pelo colunista da rádio CBN sobre Direito do Consumidor, o advogado Paulo Roque, que disputou o pleito de 2012. Seu grupo é intitulado OAB Independente. Outro movimento, o Muda OAB-DF, tem como pré-candidato à presidência o advogado Délio Lins, o mais conhecido como Delinho. Délio é apoiado pelo ex-presidente da OAB-DF Francisco Caputo. Por fim, também há o movimento AmOAB, que é representado pelo advogado Bruno Espiñeira Lemos, que também atua como procurador da Bahia.

Desistência no Piauí
O advogado Celso Barros Neto desistiu de disputar as eleições deste ano à seccional piauiense da OAB devido à doença de seu tio Celso Barros Coelho Filho. O substituto do ex-candidato será o advogado Lucas Villa. As informações são Portal AZ

Chapa oficializada
Os advogados Pedro Cascaes Neto e Rosane Maçaneiro, candidatos a presidente e vice, respectivamente, à seccional de Santa Catarina da OAB oficializaram sua participação na eleição deste ano. As informações do portal Click RBS.

*Texto alterado às 16h36 do dia 5 de outubro de 2015 para correção.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!