Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Política de Ordem

Ex-presidentes da OAB-SP declaram apoio à chapa da situação

Por 

Os ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo Mario Sérgio Duarte Garcia; José Roberto Batochio; João Roberto Egydio Piza Fontes; Rubens Approbato; Carlos Miguel Aidar; e Luiz Flávio Borges D'Urso declararam apoio ao atual presidente, Marcos da Costa, que busca a reeleição. 

Apoio literário
O advogado, escritor e professor Celso Antonio Bandeira de Mello irá apoiar o pré-candidato à seccional paulista da OAB João Biazzo. O jurista é apontado como um dos principais conselheiros do governo federal sobre o Judiciário, sua aprovação é vista como essencial para a nomeação de ministros do Supremo Tribunal Federal. Bandeira de Mello também é um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP). Neste ano, o advogado proferiu um dos dizeres mais polêmicos da política brasileira. Questionado pela Folha de S.Paulo sobre as prisões da operação "lava jato", ele afirmou: “O que tem sido noticiado é empresário sendo preso e submetido a condições muito insatisfatórias. Vamos ser realistas, se você viveu numa favela, sua condição de vida é uma. Se você está acostumado a um mínimo de privacidade e o colocam numa cela que só tem um buraco [sanitário] sem porta, você está sendo torturado. Colocar alguém nessas condições é submetê-lo a tortura psicológica.”

Corrida pelo interior
Segundo Ricardo Sayeg, o ex-vice-presidente da subseção de Ribeirão Preto, o professor e advogado André Luiz Carrenho Geia, do Geia Advogados Associados, apoia sua pré-candidatura à presidência da seccional da OAB em São Paulo. Geia deixou a administração da subseção de Ribeirão Preto em julho de 2013. Marcos da Costa também tem apoiadores no interior de São Paulo. O escritório Advocacia Nimer confirmou que irá apoiar ao pré-candidato, que busca a reeleição. Vale lembrar que uma das sócias do escritório, a advogada Eliani Cristina Cristal Nimer, foi escolhida pelo atual presidente para compor a Comissão de Relacionamento com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Outro sócio do escritório, o advogado Carlos Simão Nimer, foi candidato a conselheiro efetivo nas eleições de 2012 pela chapa Trabalho pela Advocacia, que teve Marcos da Costa como candidato a presidente.

Publicação de editais
As seccionais de São Paulo e do Piauí publicaram nesta terça-feira (29/9) os editais referentes às regras eleitorais. Em São Paulo, o pleito ocorrerá dia no dia 18 de novembro, no centro da capital paulista e nas 235 Subseções, sendo que três delas (Artur Nogueira, Rosana e Santana do Parnaíba) foram criadas na última reunião do Conselho Secional da Seção São Paulo da OAB, promovida na segunda-feira (28/9). No primeiro dia de inscrição de chapas em SP (1/10) foram feitas 76 solicitações. No Piauí, as eleições serão promovidas no dia 21 de novembro, nas sedes da OAB-PI em Teresina e nas 11 subseções, e as chapas poderão ser registradas até o dia 22 de outubro. Clique aqui para ler o edital de São Paulo e aqui para ler o edital do Piauí.

Disputa no DF
A disputa eleitoral da OAB no DF, até o momento, conta com quatro chapas. Uma delas, chamada Você Pode Contar, é encabeçada por Juliano Costa Couto, atual secretário-geral adjunto da seccional, apoiado pelo presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha. A segunda é liderada pelo colunista da rádio CBN sobre Direito do Consumidor, o advogado Paulo Roque, que disputou o pleito de 2012. Seu grupo é intitulado OAB Independente. Outro movimento, o Muda OAB-DF, tem como pré-candidato à presidência o advogado Délio Lins, o mais conhecido como Delinho. Délio é apoiado pelo ex-presidente da OAB-DF Francisco Caputo. Por fim, também há o movimento AmOAB, que é representado pelo advogado Bruno Espiñeira Lemos, que também atua como procurador da Bahia.

Desistência no Piauí
O advogado Celso Barros Neto desistiu de disputar as eleições deste ano à seccional piauiense da OAB devido à doença de seu tio Celso Barros Coelho Filho. O substituto do ex-candidato será o advogado Lucas Villa. As informações são Portal AZ

Chapa oficializada
Os advogados Pedro Cascaes Neto e Rosane Maçaneiro, candidatos a presidente e vice, respectivamente, à seccional de Santa Catarina da OAB oficializaram sua participação na eleição deste ano. As informações do portal Click RBS.

*Texto alterado às 16h36 do dia 5 de outubro de 2015 para correção.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 4 de outubro de 2015, 13h15

Comentários de leitores

15 comentários

Com Marcos da Costa

Washington Rodrigues de Oliveira (Advogado Autônomo - Civil)

Não tenho dúvidas de que MARCOS DA COSTA é o melhor e mais preparado candidato.
Teve, e terá novamente meu voto!

????

Eduardo. Adv. (Advogado Autônomo)

Sério mesmo que estão tentando convencer que o atual Presidente é o melhor nome? Sério que estão dizendo que a continuidade é a melhor opção e que ele tem apoio?
Persuasão amadora ou falta de informação? Ora, ora...
Não leram a errata sobre o (inexistente) apoio de Antônio Cláudio Mariz de Oliveira? (http://www.conjur.com.br/2015-out-05/errata-mariz-oliveira-nao-declarou-apoio-candidato-oab-sp)
Até dentro da OAB Marcos da Costa está desgastado pela omissão que institucionalizou:
Migalhas n. 3.714, de 05/10/2015:
"Migalhas dos leitores - Eleições OAB/SP
'Sábado, senti um alívio diante de uma situação que me incomodava. Havia proposto, há algum tempo, que o grupo, que havíamos formado para apoiar Marcos da Costa na eleição passada, manifestasse seu inconformismo e deixasse claro que não iríamos concorrer por qualquer chapa, para qualquer cargo, na eleição deste ano. Fiquei vencido, mas embora endossasse as postulações daqueles colegas por dever de fidelidade, já havia decidido no meu íntimo que não aceitaria convite algum, se convite houvesse. Ansiei ver a chapa formada sem meu nome, pois me pouparia a recusa. Ela não foi divulgada. Ontem, às 11h02, recebi um telefonema do conselheiro e presidente da ESA, Braz Martins, me convidando. Tive, então, finalmente, a oportunidade de externar que não queria e por que não queria. Estou fora desta eleição, mas ainda acalanto o sonho de ver um grupo efetivamente preocupado com os destinos do profissional da advocacia e disposto a enfrentar com desgaste pessoal, se necessário, o que tem de ser combatido para que realmente a advocacia retome, em São Paulo, a sua importância.' Clito Fornaciari Júnior".

Curioso não é!

Marcelo_drum (Estudante de Direito - Internet e Tecnologia)

Nomes de respeito como Dr. Rubens Approbato, Dr. Luiz D'Urso, Dr. Roberto Batocchio, que fizeram grandes trablahos e conhecem profundamente a OAB estão com Dr. Marcos da Costa. E com os demais candidatos? Nenhum ex-presidente? Por qual motivo quem conhece a Ordem não apoia aventureiros?

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 12/10/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.