Garantias em xeque

Para Batochio, população aplaude movimento condenatório agressivo

Autor

2 de outubro de 2015, 16h57

Para o advogado e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil José Roberto Batochio, “o Estado de Direito se converteu em metonímico Estado de coisas, em que garantias individuais foram trocadas pela jamais cumprida promessa de segurança e pela avassaladora fulgurância midiática”. A declaração foi concedida durante seu discurso no evento de comemoração do 172º aniversário de fundação do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Reprodução
Batochio condenou o esquecimento à presunção de inocência.
Reprodução

Segundo o Batochio, que é membro eleito e orador oficial da entidade, nos últimos tempos, a opinião pública “achou por bem revogar o in dubio pro réu” para dar razão a um movimento condenatório agressivo, onde as pessoas são sentenciadas na mídia, mesmo havendo apenas suspeitas e indícios de culpa. “A aparente justiça se tem propagado como feita, mas o Estado Democrático de Direito nem tanto. E a turba aplaude e festeja”, afirmou.

172 anos e entrega de medalhas
Durante o evento de comemoração de 172 anos do IAB, também ocorreu a entrega da medalha Teixeira de Freitas ao advogado José Bernardo Cabral. Batochio classificou o homenageado como um “luminoso brasileiro que incorpora os atributos e predicados da estirpe proposta por Ruy Barbosa nesta casa”. “Bernardo Cabral é cidadão e essencialmente ‘guarda espontâneo, independente e desinteressado, mas essencial, permanente e irredutível’”, complementou.

Clique aqui para ler o discurso do advogado José Roberto Batochio.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!