Consultor Jurídico

Falsa dicotomia

Advogado só é empregado se houver subordinação, diz Pedro Paulo Manus

Retornar ao texto

Comentários de leitores

5 comentários

Distorções.

Julio Campos. (Advogado Autônomo - Internacional)

Acho curioso também que os donos das bancas foram esforçados e cheios de boa vontade para interpretar o tal do "regime de dedicação exclusiva" como uma porta aberta para distorcer a autonomia do advogado, mas quando temos um texto como esse publicado, a dúvida é "qual o limite da subordinação", como se fosse um fardo gigantesco e pesado obter a resposta, que sim, é óbvia e acessível.

Legal, tudo certo... E aí?

Julio Campos. (Advogado Autônomo - Internacional)

Cadê a OAB agindo? Cadê a OAB que adora falar em "prerrogativas do advogado", "respeito aos honorários", "não corrupção"? NENHUMA chapa da OAB/SP (e olha que foram seis) tocou nesse assunto extremamente importante e PREJUDICIAL à advocacia. Afinal, o importante é ver qual dono de escritório vai presidir a maior seccional do país por três anos. Temos uma imensa multidão de advogados subordinados, trabalhando MUITO MAIS que 4h ou até 8h por dia, recebendo "honorários fixos" baixíssimos e sem autonomia ALGUMA. Ah, e mais, naturalmente se exige veículo e pós-graduação desses mesmos advogados que mal recebem para se sustentar. OAB, chega de viver de aparências, pelo bem da profissão.

Subordinação até onde?

Orlando Maluf (Advogado Sócio de Escritório)

Com os cumprimentos ao articulista, remanesce problema às vezes angustiante quando não se consegue estabelecer limites da subordinação funcional em harmonia com os limites éticos da advocacia. Estes são cláusula pétrea no exercício da profissão,, às vezes colidentes com os interesses dos empregadores.

Simulação

Claudio Faria (Outros)

Muitos advogados exercem a advocacia como empregados efetivos de escritório, mas são "transformados" em "Advogado Associado",inclusive através de contrato de associação simulado e registrado na OAB.

advogados explorando advogados... quem diria... e a OAB não

analucia (Bacharel - Família)

advogados explorando advogados... quem diria... e a OAB não faz nada.... qual será o motivo ? Quem financia a Campanha dos dirigentes da OAB ? Serão os grandes escritórios ? E o advogado empregado é representado por quem ? Na OAB tem apenas advogado patrão....

Comentar

Comentários encerrados em 5/12/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.