"Lava jato"

Ministro Teori Zavascki mantém André Esteves, do BTG Pactual, preso no RJ

Autor

26 de novembro de 2015, 18h57

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido de revogação da prisão de André Esteves, sócio do banco BTG Pactual, preso na quarta-feira (25/11). Por solicitação da Polícia Federal, ele será transferido da carceragem da PF para o presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro.

Esteves foi preso na esteira da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-SP), flagrado em reuniões oferecendo dinheiro à família de Nestor Cerveró para que o executivo não assinasse um acordo de delação premiada na operação “lava jato”.

A revogação da prisão foi pedida pelo advogado de Esteves, Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay, na própria quarta. A alegação era a de que o banqueiro não aparece em nenhuma das gravações levadas ao Supremo e que ele foi preso com base em falas de terceiros. No entanto, a Procuradoria-Geral da República afirma que Esteves teve acesso a documentos sigilosos do processo e os usou no meio do esquema mostrado nas gravações.

Esteves está na carceragem da PF no Rio de Janeiro, mas a direção do órgão no estado disse não ter condições de mantê-lo preso. Sugeriu, então, o presídio Ary Franco, o que foi acatado pelo ministro Teori.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!