Política de Ordem

Em carta à advocacia, Sayeg agradece "pelos mais de 26 mil votos recebidos"

Autor

20 de novembro de 2015, 14h02

O advogado Ricardo Sayeg, que disputou a presidência da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil pela chapa OAB pra Valer, publicou uma carta à advocacia nesta sexta-feira (20/11) para agradecer aos eleitores pelos mais de 26 mil votos recebidos.

No texto, Sayeg explica que a manifestação pública deve-se ao total de votos recebidos, o que, segundo ele, corrobora seu posto de “líder e protagonista da oposição”. “Agradeço os 26.227 votos comigo depositados, reconhecendo que se tratam de preciosas manifestações de confiança e crédito por parte dos colegas advogados e advogadas em todo o estado de São Paulo.”

Divulgação
"Minha Mãe chama Vitória", destaca Sayeg em sua carta.
Divulgação

Sayeg também destaca que a reeleição de Marcos da Costa foi “legitimada pelos milhares de votos recebidos” e que, apesar das divergências ideológicas na condução da OAB-SP, ele e o presidente da entidade são amigos. “Pode contar com meu apoio em tudo aquilo que for a favor da advocacia, sem abrir mão da minha respeitosa e ética oposição naquilo que eventualmente não vier atender a nobre classe dos advogados e advogadas”, afirma.

O advogado também parabenizou seus concorrentes e dedicou um trecho do texto para agradecer Tereza Dóro e Valeska Martins, suas “duas vice-presidentes”. De acordo com ele, a campanha foi mais difícil para as duas, pois “enfrentaram, voluntariamente e de peito aberto, uma verdadeira guerra particular”.

Leia a Carta à advocacia:
Sempre ao lado de meu irmão e companheiro, o advogado Dr. Eduardo Arruda Alvim, encerrado o pleito da OAB/SP-2015, no qual nosso projeto foi avalizado por dezenas de milhares de advogados e advogadas; tendo sido, de uma vez por todas, confirmado que o nosso grupo político da advocacia, mobilizador, em 2015, de mais de 26 mil advogados e advogadas, tem o dever de arcar com a honra e a responsabilidade de ser o líder e protagonista da oposição, cumpre-me manifestar publicamente.

Inicialmente, do fundo do coração, agradeço os 26.227 votos comigo depositados, reconhecendo que se tratam de preciosas manifestações de confiança e crédito por parte dos colegas advogados e advogadas em todo o estado de São Paulo, pelos quais me comprometo, seja a que custo for, a honrar pelo resto de minha vida, jamais deixando de lutar pela advocacia e pelo Brasil. Para mim, cada voto recebido foi muito importante e teve grande valor. Obrigado.

Outrossim, congratulo-me com os advogados e advogadas que compareceram no pleito para manifestar seus legítimos posicionamentos, em que pese haver ocorrido enorme abstenção, assim como, o alto número de votos nulos e brancos, o que indica a nossa desesperança.

Com efeito, embora tenha havido profunda divisão entre as representações da advocacia com pensamento de oposição, a reeleição do Dr. Marcos da Costa é, sem dúvida, legitimada pelos milhares de votos recebidos.

Conquanto haja divergência ideológica na condução de nossa entidade, é notória a minha amizade e estima pelo Dr. Marcos da Costa, ao qual desejo uma gestão “Pra Valer!”, declarando que pode contar com meu apoio em tudo aquilo que for a favor da advocacia, sem abrir mão da minha respeitosa e ética oposição naquilo que eventualmente não vier atender a nobre classe dos advogados e advogadas.

Parabenizo os demais candidatos de oposição, os Drs. Sergei Cobra, João Biazzo, Raimundo Hermes Barbosa e Anis Kfouri, pela representatividade de milhares de advogados e advogadas.

Agradeço especialmente todos os componentes de minha chapa, em destaque, minhas duas vice-presidentes, Dras. Teresa Dóro e Valeska Martins, que enfrentaram, voluntariamente e de peito aberto, uma verdadeira guerra particular por se manterem ao meu lado.

Agradeço, também, todos os colegas apoiadores, colaboradores e militantes que se envolveram, contribuíram e se dedicaram no presente pleito, em meu favor e na minha defesa, com vistas ao nosso sonho comum de melhores dias para a advocacia, na concretização do nosso projeto de fortalecimento e valorização da nossa profissão.

Nossa mobilização é consolidada e não se dissolve, somente se fortalece, porque o pleito foi uma verdadeira prova de fogo, na qual relevantes lideranças da oposição da advocacia participavam e apoiavam dessa ou daquela chapa; e, mesmo assim, sem o apoio deles, conseguimos manter nossa postura honrada e propositiva; e, impor nosso protagonismo e liderança da oposição pelo grito das urnas.

Acredito piamente na força da advocacia e na sua essencialidade e dignidade, eis que, no mesmo dia 18 de Novembro, em que ocorriam as eleições, matriculei meu segundo filho na Faculdade de Direito.

Que Deus abençoe a advocacia e ilumine, ao seu tempo, o nosso caminho.

Minha Mãe chama Vitória!!!

Fraternalmente,

Ricardo Sayeg

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!