Política de Ordem

Valorização da advocacia é a base de todas as demandas, diz Fábio Canton

Autor

17 de novembro de 2015, 18h00

Atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), Fábio Romeu Canton Filho é candidato a vice da seccional da OAB ao lado de Marcos da Costa, que busca a reeleição. Os dois lideram a chapa Trabalho pela Advocacia.

Reprodução
Para Canton, todos as demandas da classe podem ser resumidas em apenas um tema: a valorização da advocacia. "Nela estão contidos todos os temas relevantes para a classe, tais como defesa do mercado de trabalho, respeito às prerrogativas profissionais, valorização dos honorários advocatícios, melhores condições para a assistência judiciária, dentre tantos outros."

O advogado afirma ser contra o segundo turno nas eleições da OAB pelo caráter específico do pleito. De acordo com o advogado, a ausência de uma nova rodada de votos ajuda a baratear as campanhas. Por outro lado, ele defende a reeleição, por considerar o tempo de mandato muito curto.

"Temos na história exemplos de líderes que ficaram à frente da entidade por mais de dois mandatos e que em grande escala dignificaram a advocacia, como José Manoel de Azevedo Marques, Noé Azevedo, Cid Vieira de Souza e Luiz Flávio Borges D’Urso", conta.

Leia a entrevista:

ConJur — Qual o papel do conselho seccional, da diretoria e da vice-presidência, em especial, tem na estrutura da OAB-SP?
Fábio Romeu Canton Filho —  O conselho seccional é o órgão máximo da entidade que tem, por força de lei, o papel fundamental de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da Justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, além de promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil. Para tanto, tem atribuições definidas no Estatuto da OAB, no Regulamento Geral e no Regimento Interno da Seccional.

A diretoria tem o papel de representação da entidade, o que ocorre na figura de seu presidente, e de administração da entidade do âmbito do estado, competindo, em especial ao vice-presidente, substituir o presidente, exercer as atribuições que por este lhe forem cometidas, presidir a Primeira Câmara e o 1º Grupo de Câmaras, superintender a Ouvidoria e aqueles serviços e departamentos da Ordem que lhe forem expressamente delegados pelo Presidente do Conselho. A diretoria da OAB-SP, funciona de forma participativa, de modo que, não obstante as atribuições pré-estabelecidas nas normas próprias, as questões de interesse da entidade e da advocacia são amplamente debatidas entre os diretores.

ConJur — O que qualifica o candidato a presidente da sua chapa para dirigir a OAB-SP?
Fábio Romeu Canton Filho O Marcos da Costa tem uma conhecida e reconhecida folha de serviços prestados para a entidade. Tem experiência na administração da entidade e no trato das questões da advocacia. Ocupou diversos cargos na entidade, sempre com brilhantismo, inclusive a presidência, cargo que ocupa atualmente. É, sem dúvida o mais preparado e qualificado candidato para exercer a presidência da OAB no próximo triênio.

ConJur — Quais são hoje, em sua opinião, as principais demandas da advocacia?
Fábio Romeu Canton Filho Poderia resumir as demandas todas numa única: valorização da advocacia. Nela estão contidos todos os temas relevantes para a classe, tais como defesa do mercado de trabalho, respeito às prerrogativas profissionais, valorização dos honorários advocatícios, melhores condições para a assistência judiciária, dentre tantos outros.  

ConJur O que diferencia o seu grupo em relação aos demais?
Fábio Romeu Canton Filho Sem dúvida nenhuma a união do grupo, a experiência que tem e o efetivo trabalho realizado em prol da advocacia.

ConJur — O que acha das regras eleitorais da OAB?
Fábio Romeu Canton Filho
A moralização do pleito diz respeito às pessoas e não às regras. De qualquer modo, um período mais curto de campanha parece salutar para todos. O eleitorado é qualificado e não precisa de tempo excessivo para conhecer os candidatos, entender as propostas e escolher.

ConJur — O senhor é favorável ao segundo turno nas eleições para a seccional?
Fábio Romeu Canton Filho Diferentemente da política partidária, onde ocorrem debates e embates ideológicos, na seccional os advogados se agrupam em torno daqueles que entendem mais preparados para a administração da entidade, me parecendo dispensável, inclusive, considerados os enormes gastos que a estrutura de uma eleição acarreta, a realização de segundo turno.

ConJur — O senhor é favorável à reeleição na OAB?
Fábio Romeu Canton Filho A lei que rege a OAB não limita a reeleição. Penso, contudo, considerando o tempo do mandato (3 anos), que uma reeleição é oportuna e suficiente para a realização e consolidação de projetos que demandam mais tempo. Temos na história, entretanto, exemplos de líderes que ficaram à frente da entidade por mais de dois mandatos e que em grande escala dignificaram a advocacia, como José Manoel de Azevedo Marques, Noé Azevedo, Cid Vieira de Souza e Luiz Flávio Borges D’Urso.

ConJur — Qual a primeira medida que o senhor vai tomar quando assumir?
Fábio Romeu Canton Filho Sendo a nossa chapa vitoriosa, mesmo antes de assumirmos já estaremos trabalhando em prol da advocacia em todas as suas frentes.

ConJur — Qual é a proposta mais importante, segundo sua análise, do plano de gestão de seu candidato?
Fábio Romeu Canton Filho —  Sem dúvida, a valorização permanente da advocacia.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!