Política de Ordem

Em lançamento da chapa, Sergei Cobra critica OAB e prepotência de MP e juízes

Autor

11 de novembro de 2015, 15h25

A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público e a magistratura foram os alvos dos discursos feitos no lançamento da chapa "Pela Ordem! Sergei Cobra" (14). O candidato à presidência da Ordem e seus companheiros de chapa apontaram falhas nas relações da OAB-SP com as duas entidades e descaso de juízes e procuradores em relação à advocacia.

Sergei Cobra afirmou que advogados vivem sendo humilhados, em parte, pela prepotência do Ministério Público e da magistratura. Citou como exemplos a condução do projeto de implantação do processo eletrônico e a como a OAB-SP concordou com todos os planos apresentados sem questioná-los. Para ele, isso é resultado de uma advocacia de “jatinhos e gabinetes”, que desconhece a realidade da classe e que usa “vergonhosamente a máquina para se reeleger”.

O candidato ressaltou que o tratamento concedido aos advogados pelo servidores do Judiciário destoa da função básica do funcionalismo público, que deve “servir e não mandar”. No entanto, ressalvou que o debate entre as instituições não deve ser levado em clima de guerra, pois os ataques de todos os lados deve cessar para que o diálogo ocorra.

Reprodução
Sergei criticou "política" feita pela Defensoria para gerir o dinheiro destinado ao convênio com a OAB-SP.

Sobre a situação vivida pelo Brasil nas áreas política, econômica e institucional, Sergei Cobra afirmou que o país passa por um momento difícil e que a mudança de costumes deve começar pela Justiça e pela advocacia. “Representamos o maior poder de Estado”, disse.

Segundo ele, isso passa por uma conduta forte dos integrantes do Judiciário. “OAB faz campanhas contra a corrupção, mas não assiste o advogado”, disse Sergei.

Ele também criticou a “política” feita pela Defensoria Pública de São Paulo junto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) para gerir o dinheiro destinado ao convênio firmado com a OAB-SP. O candidato disse que os honorários do convênio precisam aumentar.

Mais críticas
Orlando Maluf Haddad, candidato à presidência da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, criticou, em seu discurso, o que classifica como um “continuísmo medíocre e nocivo” na OAB-SP. O advogado afirmou que o “marasmo” atual não pode ser aceito. Sobre o órgão que pretende dirigir, ele disse que a entidade “não pode ficar na mesmice".

O candidato à presidência da Caasp também lembrou do caso envolvendo a falência da Unimed Paulistana e a necessidade de mudança de plano pelos advogados. Ele questionou o fato de a atual administração do órgão assistencial da OAB-SP ter permanecido com um plano que já havia sido autuado pela Agência Nacional da Saúde em algumas ocasiões.

A Unimed Paulistana teve a alienação compulsória de sua carteira de clientes decretada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no dia 2 de setembro.

Engrossando o coro, Ivo Aidar criticou o fato de a Caasp vender livros e remédios por preços 30% mais caros que os praticados no mercado. Sobre Sergei Cobra, o advogado que ajudou a fundar o escritório Aidar SBZ advogados fez uma comparação entre as personalidades do candidato e de sua mãe, Zulaiê Cobra, afirmando que o espírito de luta dos dois é o mesmo.

O vice da chapa de Sergei, José Diogo Bastos Neto, segui essa linha, ressaltando que o candidato é uma “pessoa vocacionada para dirigir a OAB”. Por fim, a mãe do presidenciável afirmou que comemorará seu aniversário, que ocorrerá na próxima quarta-feira (18/11), data das eleições, duas vezes, pois também irá eleger seu filho.

Militância do interior
O lançamento da chapa ocorreu no Salão Diamante do espaço Hakka, na Liberdade. O local tem capacidade para 1,2 mil pessoas, mas não estava totalmente cheio. Mesmo assim, apoiadores de diversas subseções estavam presentes.

Estavam presentes no evento o deputado estadual Fernando Cury (PPS-SP), o diretor da Associação dos Advogados do Grande ABC e ex-deputado e conselheiro seccional Raimundo Salles, o secretário de Segurança Pública de Guarulhos, João Dárcio (PTN).

ConJur
Advogados do interior representaram a maior parte dos presentes no evento.
ConJur

Entre elas: Cotia; Santana; Tatuapé; São Caetano do Sul; Amparo; Araçatuba; Batatais; Bauru; Boituva; Caçapava; Cerquilho; Conchas; Cotia; Diadema; Embu das Artes; Guarulhos; Itanhaém; Itupeva; Itaquá; Itu; Jabaquara; Jaboticabal; Jundiaí; Leme; Lins; Marília; Osasco; Paraguaçu Paulista; Penápolis; Pindamonhangaba; Pinheiros; Porto Feliz; Porto Ferreira; Registro; Salto; Santa Rita do Passa Quatro; Taboão da Serra; Tatuapé; Tatuí; Taubaté; e Votuporanga.

A maioria das subseções estava representada pelos candidatos à presidência dos órgãos regionais. Muitos militantes do interior foram até o evento por meio de veículos fretados. Ao todo, foram contabilizados dois ônibus e quatro vans.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!