Administração federal

Atribuição para apurar danos ambientais
no Parque Nacional do Iguaçu é do MPF

Autor

4 de novembro de 2015, 16h04

Cabe ao Ministério Público Federal apurar possíveis danos ambientais decorrentes de construções próximas ao Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, pois trata-se de local administrado por órgão federal. A decisão é da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, na Ação Cível Originária 2663, da qual é relatora.

Reprodução
Reprodução

Após ser informado da construção de estrada em área de preservação permanente do Rio Tamanduá, causando dano ambiental na chamada Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu (foto), o Ministério Público do Estado do Paraná suscitou o conflito negativo de atribuições e argumentou que os danos ambientais retratados nos autos atingiram interesse da União. Dessa forma, a atribuição para promover a investigação seria do MPF.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, opinou pelo reconhecimento da atribuição do MPF na apuração do caso. De acordo com o PGR, “está caracterizado o interesse da União, como instituidora e gestora da unidade de conservação possivelmente afetada”. Para a ministra Cármen Lúcia, a manifestação do chefe do Ministério Público da União, ao reconhecer a atribuição do MPF para atuar no processo, encerra a controvérsia.

Além disso, de acordo com a ministra, a União, responsável pela administração da área preservada, é interessada no processo. “Nos termos do artigo 1º da Resolução Conama 428/2010, a simples potencialidade de o empreendimento causar dano à Unidade de Conservação ou sua Zona de Amortecimento condiciona o licenciamento à autorização do órgão responsável pela administração da Unidade de Conservação, bastando, consequentemente, definir a atribuição inicial do Ministério Público Federal para as investigações”, disse.

Em sua decisão, a relatora esclareceu que cabe ao MPF a apuração dos fatos denunciados e a coordenação das eventuais medidas de natureza cível a serem adotadas na apuração de irregularidades ambientais na área do Parque Nacional de Iguaçu. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

ACO 2663

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!