Consultor Jurídico

Artigos

Dever do proprietário

Garantia veicular exige que revisões sejam feitas conforme manual

Comentários de leitores

7 comentários

Artigo importante (João Carlos Toledo Jr., Militar Estadual)

João Carlos Toledo Júnior (Oficial da Polícia Militar)

Inicialmente parabenizo o autor pela exposição didática e técnica do assunto abordado, contudo gostaria de propor à continuação do tema com a exposição da legislação de alguns países, bem como alguns decisões de Tribunais destes países, uma vez que pela leitura do artigo podemos notar que no Brasil o assunto ainda é pouco difundido e estudado de maneira ampla à sociedade.
Ainda, penso ser interessante a abordagem de situações envolvendo a relação de consumo existente entre o comprador e o prestador de serviço sob a ótica de algumas interpretações doutrinárias e administrativas.

Artigo de conteúdo jurídico

Prof Dr Chris Suzuki (Professor)

Da leitura do artigo verifica-se que o conteúdo é jurídico e ligado diretamente à Engenharia Mecânica Automobilística. A garantia é de suma importância, as peças com defeito durante a garantia não são pagas pelo proprietário do veículo.

Até porque a Engenharia Automobilística está muito avançada.

Tema essencial

Alexandre Xavier 1975 (Publicitário)

Garantia, recall: temas essenciais no dia de hoje que não por coincidência geram comentários as vezes até contraditórios entre si. Advogados, empresas, consumidores devem ser cada vez mais esclarecidos e instigados ao debate através de conteúdos ricos como esse assinado pelo Dr. Cid Barcellos, para que a sociedade como um todo seja beneficiada.

Todos têm direitos

Andre Panazzolo (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

O direito não pode socorrer apenas uma das partes (consumidor), sob pena de desequilíbrio contratual. O fabricante também é titular de direitos, e um deles é poder exigir que as revisões do veículo sejam realizadas de acordo com o manual, com a aplicação de peças originais e mão-de-obra especializada, de forma a assegurar a garantia prevista contratualmente. Nada mais justo e sensato. Ótimo artigo. Parabéns ao autor.

Não é bem assim

Leandro Melo (Advogado Autônomo)

Primeiro, não devemos confundir revisão veicular, com revisão na concessionária, ressalte-se pelo triplo do preço.
Ora, a concessionária não é a única com conhecimentos técnicos para realizar reparos em veículos.
Outrossim, se o vício reclamado não for oriundo da falta de revisão, assim, culpa exclusiva do consumidor, e for um vício de fabricação, não há possibilidade de negativa de garantia por parte do fornecedor. Portanto, o artigo é tendencioso.

Complicado

Gabriel da Silva Merlin (Advogado Autônomo)

Essa exigência da revisão veicular nada mais é que uma "reserva de mercado" que garante às concessionárias arrancar mais dinheiro do consumidor mesmo após a venda do veículo, até porque todos sabemos que os preços das concessionárias são muitas vezes totalmente dissociados da realidade.

Direito do consumidor é piada

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Leia-se: "garantia veicular exige que o consumidor trouxa pague fortunas para a montadora em revisões periódicas, de modo a que se um defeito de fabricação aparecer o que é cobrado abusivamente nas revisões compense o fabricante".

Comentar

Comentários encerrados em 8/04/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.