Consultor Jurídico

Colunas

Constituição e Poder

Autoengano político coloca em risco o Estado de Direito

Comentários de leitores

6 comentários

Exemplo de competência textual discursiva

Viviane Raposo (Professor)

Prezado Professor,
Este é um dos textos mais brilhantes que tive a oportunidade de ler nos últimos tempos. As tecnologias digitais fazem com que nossos textos, materialidade linguística dos nossos discursos, alcancem leitores inimagináveis. Hoje, levei seu texto para discussão, no projeto letramentos para a cidadania que desenvolvo com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, o senhor não imagina como suas palavras os tocaram. Finalmente conseguiram compreender algo que já há algum tempo eu tentava explicar. Muito obrigada, professor. Muito obrigada! Concordo com o colega que disse: "concorre ao melhor do ano". Parabéns!
Atenciosamente,
Viviane Raposo

Expressou o que eu percebia

Flávio Ramos (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

Dessa vez não são parabéns que devo lhe dar pelo texto, meu senhor, é muito obrigado. Obrigado por botar por escrito - escrever é sempre organizar - a percepção sobre a mesquinhez humana que sempre me ocorre mas que nunca consigo racionalizar. Estou muito mais sábio agora.

Concorre ao melhor do ano!

Jonas Sales Fernandes (Estudante de Direito)

Excelente texto professor Marrafon!

Ponderado e preciso!

Esse conflito de interesses somado ao ego de cada representante do povo é o que há de mais pernicioso em uma jovem - e acredito que também nas já consolidadas - democracias.

Ora, ora...

Felipe Soares de Campos Lopes (Advogado Assalariado - Criminal)

Será que os defensores do estado democrático de direito (a democracia liberal com nome pomposo) também não caem nesse autoengano?

Mais tolerância e sensatez e menos certezas e verdades

Zé Franciscano (Outros)

Excelente artigo!
Realmente nesses momentos de tensões políticas e sociais emitir uma simples opinião pode representar uma declaração de guerra ao grupo/tribo/agremiação da qual o sujeito faz parte. Mas, certamente, mas perigoso do que tomar uma posição, a favor ou contrária ao grupo, é não tomar posição alguma ou tentar pensar na resolução do problema fora do quadrado...
O texto do autor, como outros que já tive a oportunidade de ler, é um alento para pessoas que enxergam o mundo além do preto e branco...

Excelente

Tandara Martins (Estudante de Direito)

Excelente texto Professor! É um pouco assustador o estado político ao nosso redor, de fato. E ainda há muito mais por "desbravar" no que diz respeito a origem desse super individualismo que despontou, principalmente, com as eleições de 2014.

Nosso país é muito grande, mas o discurso de raiva, ódio e falta de respeito para com a opinião dos outros está vindo de todos os lados.

Obrigada pela reflexão!

Comentar

Comentários encerrados em 1/04/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.