Maior transparência

Advogado pede que OAB-SP transmita sessões do Conselho Seccional pela internet

Autor

24 de março de 2015, 19h23

O conselheiro da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo Anis Kfouri apresentou requerimento à entidade pedindo a transmissão pela internet, em tempo real, de todas as sessões do Conselho Seccional da OAB-SP.

De acordo com o advogado, “o requerimento visa a permitir que todos os colegas advogados possam acompanhar as deliberações tomadas", bem como "permitir à sociedade uma integração maior com a OAB-SP que, além de representar a classe dos advogados, também possui a missão constitucional de ser a defensora da cidadania e representante da sociedade civil”.

No ofício, encaminhado ao presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, Kfouri alega que as sessões do conselho são acessíveis a uma parcela ínfima dos 200 mil advogados do estado de São Paulo, uma vez que é inviável que os profissionais do interior viajem até a capital paulista a cada evento do tipo, e, mesmo se o fizessem, não haveria espaço para comportar todos eles na sede da entidade.

O conselheiro da OAB-SP argumenta ainda que essas sessões são de interesse dos advogados paulistas, pois as decisões ali tomadas influenciam a atividade profissional de todos deles.

O advogado requer também que seja veiculada a íntegra dos eventos, sem qualquer edição, a só podendo a programação ser interrompida no período de sessão reservada. O objetivo é evitar a “distorção da compreensão dos fatos”.

Para Kfouri, a medida não viola o Estatuto da Advocacia e demais normas da OAB, uma vez que somente amplia a divulgação de algo que já é público.

Corrida eleitoral
Kfouri, que fez o requerimento, é um dos pré-candidatos à presidência da OAB-SP. Também já anunciaram que concorrerão ao cargo os advogados Ricardo Sayeg e Sergei Cobra Arbex. Além disso, há a expectativa que o atual presidente, Marcos da Costa, dispute a reeleição.

Clique aqui para ler a íntegra do requerimento à OAB-SP.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!