Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Maior transparência

Advogado pede que OAB-SP transmita sessões do Conselho Seccional pela internet

Por 

O conselheiro da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo Anis Kfouri apresentou requerimento à entidade pedindo a transmissão pela internet, em tempo real, de todas as sessões do Conselho Seccional da OAB-SP.

De acordo com o advogado, “o requerimento visa a permitir que todos os colegas advogados possam acompanhar as deliberações tomadas", bem como "permitir à sociedade uma integração maior com a OAB-SP que, além de representar a classe dos advogados, também possui a missão constitucional de ser a defensora da cidadania e representante da sociedade civil”.

No ofício, encaminhado ao presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, Kfouri alega que as sessões do conselho são acessíveis a uma parcela ínfima dos 200 mil advogados do estado de São Paulo, uma vez que é inviável que os profissionais do interior viajem até a capital paulista a cada evento do tipo, e, mesmo se o fizessem, não haveria espaço para comportar todos eles na sede da entidade.

O conselheiro da OAB-SP argumenta ainda que essas sessões são de interesse dos advogados paulistas, pois as decisões ali tomadas influenciam a atividade profissional de todos deles.

O advogado requer também que seja veiculada a íntegra dos eventos, sem qualquer edição, a só podendo a programação ser interrompida no período de sessão reservada. O objetivo é evitar a “distorção da compreensão dos fatos”.

Para Kfouri, a medida não viola o Estatuto da Advocacia e demais normas da OAB, uma vez que somente amplia a divulgação de algo que já é público.

Corrida eleitoral
Kfouri, que fez o requerimento, é um dos pré-candidatos à presidência da OAB-SP. Também já anunciaram que concorrerão ao cargo os advogados Ricardo Sayeg e Sergei Cobra Arbex. Além disso, há a expectativa que o atual presidente, Marcos da Costa, dispute a reeleição.

Clique aqui para ler a íntegra do requerimento à OAB-SP.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 24 de março de 2015, 19h23

Comentários de leitores

23 comentários

Parabéns pela iniciativa!

Anderson R. Silva (Advogado Autônomo - Comercial)

Toda a medida que tenha por objetivo a transparência é e sempre será bem-vinda.

Pela defesa da advocacia

Dra. Amanda Alves Almozara (Advogado Sócio de Escritório - Família)

A transmissão “ao vivo” das sessões de julgamento da OAB/SP é a grande oportunidade dos Advogados garantirem o irrestrito e efetivo conhecimento das deliberações tomadas pelo Conselho Seccional.
Oportunizar a ciência e a ampla publicidade das decisões, está em plena sintonia com o estreitamento das distâncias que a ‘internet’ viabiliza.
A OAB/SP, em seu fundamental papel institucional, não pode ficar alheia ao clamor da classe, em especial dos colegas Advogados que militam no interior e litoral paulista, que enfrenta dificuldades para estar presentes às sessões.
Apoiar a possibilidade de pleno acesso aos julgamentos é dever de todos aqueles que tem respeito e devoção aos princípios do Estado Democrático de Direito e aos ideais de Justiça.
Parabéns pela iniciativa do conselheiro da seccional da OAB/SP, Anis Kfouri, que com empenho, entusiasmo e afinco a advocacia paulista.

Iniciativa brilhante

Rafael Câmara (Advogado Assalariado - Trabalhista)

Proposta importantíssima para os advogados de São Paulo, Apoiar a transparência nas sessões do Concelho Seccional gera confiabilidade para Instituição e facilita o acesso dos profissionais da advocacia nas decisões tomadas.

A proposta do Dr. Anis Kfouri representa muito bem os anseios dos Advogados de São Paulo.

Parabéns pela brilhante proposta Dr. Anis Kfouri.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 01/04/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.