Sem sujeira

Acrimesp critica revista por associar advocacia à "lama" da lava jato

Autor

23 de março de 2015, 16h12

A Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo (Acrimesp) decidiu enviar oficio à direção da revista Veja São Paulo com críticas à reportagem “Quanto mais lama melhor”. O texto, publicado no dia 6 de março, faz um perfil dos principais advogados que atuam na operação “lava jato”. “Quanto mais a lama vai aumentando, mais fértil fica o terreno desses profissionais em termos de visibilidade e ampliação de honorários”, afirma a reportagem.

Para a entidade, a revista “ofendeu gravemente as prerrogativas da advocacia” ao colocar profissionais do Direito “na mesma vala” que “bandidos e corruptos”. “Não se pode confundir advogado com seu cliente”, afirma o presidente do conselho da Acrimesp, Ademar Gomes.

Ele afirma que a classe é “indispensável à administração da Justiça”, por assegurar o princípio do contraditório e da ampla defesa estabelecido pela Constituição Federal. “Por isso seus direitos e suas prerrogativas devem ser defendidos com o maior rigor e determinação”, avalia.

A reportagem já havia sido alvo de ao menos outras três entidades: a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil; o Movimento de Defesa da Advocacia (MDA) e Instituto dos Advogados de São Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!