Entregando o que é seu

Projeto TJ-RS informa o cidadão sobre ações vitoriosas contra o INSS

Autor

11 de março de 2015, 6h00

Em 2014, a 20ª Vara Federal do Rio Grande do Sul criou o projeto Entregando a cada um o que é seu, iniciativa pioneira no Judiciário Federal, que abrange processos nos quais estão pendentes a destinação de valores em dinheiro resultantes de ações contra a Previdência Social abertas por cidadãos comuns.

Descobrimos que milhares de processos se encontravam arquivados com valores depositados pelo INSS, quantias referentes a pagamentos a autores de ações vitoriosas que, por inúmeras razões, não souberam do resultado. Sabendo que pessoas em geral de parcas condições financeiras — mais que isto, que eram donas daquelas quantias estivessem alheias ao resultado do seu processo, começamos a adotar práticas que possibilitassem que os montantes fossem efetivamente entregues a quem pertencia.

Passamos a consultar bancos de dados como INSS e Receita Federal. Buscamos localizar as pessoas que muitas vezes eram comunicadas até por telefone da existência de valores ou, caso falecidas, seus sucessores eram intimados para que tomassem ciência do processo e dos valores.

Focando no objetivo final de entregar os valores, a prática motivou a equipe da Vara pelo retorno alcançado e desde fevereiro de 2014, já entregamos aos segurados da Previdência ou seus herdeiros mais de R$ 915 mil sendo outros R$ 415 mil devolvidos aos cofres públicos que estavam indevidamente depositados.

Além de reconhecer as práticas inovadoras e promover os avanços do Judiciário, o Prêmio Innovare, aumenta a motivação pessoal dos envolvidos e agrega visibilidade à prática. Estar entre os três premiados nos permitiu ter consciência de que o trabalho realizado é efetivamente relevante para a Justiça e para a vida do brasileiro.

Há um longo e tortuoso caminho a ser percorrido até a resolução final dos problemas, sendo a inovação e comprometimento com o resultado fatores preponderantes para que o ponto de chegada seja aquela planejado no início da caminhada.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!