No forno

Fausto De Sanctis aborda igrejas e crimes financeiros em novo livro

Autor

3 de março de 2015, 19h39

O desembargador federal Fausto de Sanctis, famoso por sua atuação em operações de combate à lavagem de dinheiro, planeja lançar em breve um livro sobre o uso de instituições religiosas para transações ilegais. A versão original é em inglês, batizada de Churches, Temples, and Financial Crimes — A Judicial Perspective of the Abuse of Faith (Igrejas, templos e crimes financeiros — Uma perspectiva judicial do abuso de fé, em tradução livre).

Jeferson Heroico
Fausto de Sanctis, do TRF-3, escreveu sobre crimes que "abusam da fé".

O título tem como selo a editora internacional Springer e dá exemplos de investigações abertas para apurar suspeitas desse tipo de crime, como na Igreja Universal do Reino de Deus e na Igreja Renascer em Cristo. O autor também aborda o funcionamento do Banco do Vaticano, que teve operações reveladas com o chamado caso “Vatileaks”.

A ideia do livro, segundo a sinopse, é apresentar questões legais sobre o tema e oferecer propostas “locais e globais” para melhorar a transparência de igrejas. De Sanctis já lançou pela mesma editora Football, Gambling, and Money Laundering (2014) e Money Laundering Through Art (2013). Este último livro, sobre lavagem de dinheiro por meio de obras de arte, deve ganhar versão brasileira.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!