Consultor Jurídico

Comentários de leitores

4 comentários

Saber escutar é o princípio !

Barreto47 (Administrador)

Vivemos em uma sociedade onde prevalece a cultura do litígio. Mudar esse contexto é um desafio de todos, começando por nós mesmos. Para isso, é fundamental que você queira de fato uma nova cultura, no caso a da paz. Assim sendo, podemos e devemos começar a disseminar essa nova cultura, que pode levar mais de uma geração para sua implementação. É muito mais construtivo a crença na mudança que podemos mudar do que a simples descrença.
A Ouvidoria é um dos bons pilares para a resolução de conflitos.

Para funcionar de verdade...

SCP (Outros)

A Ouvidoria precisa ser autônoma, com ouvidor escolhido via lista emitida pela sociedade civil, ser externo, ou seja, não pode ser do mesmo órgão, precisa ter uma estrutura compatível. Esse é o modelo sonhado inicialmente nos países que funcionam. O resto é SAC, como disse outro comentarista.

Mudança cultural

Marlo Werka (Oficial do Exército)

Gosto essencialmente das palavras do articulista quando afirma ser necessária a mudança da "cultura do conflito" para a "cultura do diálogo". A ideia das Ouvidorias deve ser fortalecida, mormente porque não há qualquer prejuízo em fazê-lo. Respeitando obviamente as opiniões em contrário, vislumbro sim a possibilidade de bons resultados em nosso País. Para isso, o passo inicial de uma longa caminhada é acreditar que, passo por passo, pode-se chegar ao final com sucesso.

No bRASIL é balela

Manente (Advogado Autônomo)

Em países como a Suiça, a Dinamarca, no Canadá, na Irlanda, dentre outros funciona sem sobra de dúvidas, agora mo bRASIL não passa de um SAC melhorado.

Comentar

Comentários encerrados em 10/03/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.