Escolha de Alckmin

Costa Netto e Eduardo Nishi são nomeados desembargadores do TJ-SP pelo quinto

Autor

28 de maio de 2015, 11h11

O governador paulista, Geraldo Alckmin, escolheu José Carlos Costa Netto e Eduardo Azuma Nishi para ocuparem as vagas de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo destinadas ao quinto constitucional.

Ambos haviam sido incluídos nas duas listas tríplices elaboradas pelo Órgão Especial do TJ-SP nessa quarta-feira (27/5). Na primeira, Costa Netto havia obtido 12 votos, a mesma quantidade de Luís Henrique Barbante Franzé. Já na segunda, Nishi ficara isolado na liderança, com 17 votos.

Os nomes vêm das listas sêxtuplas escolhidas pela Seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil no último domingo (24/5).

Os escolhidos substituirão os desembargadores Alberto Viégas Mariz de Oliveira, que se aposentou, e José Luís Palma Bisson, que morreu em outubro de 2014.

Quinto constitucional
De acordo com o artigo 63 da Constituição do estado de São Paulo, um quinto dos lugares dos tribunais de Justiça e da Justiça Militar será composto por advogados e membros do Ministério Público.

Os escolhidos devem confirmar que possuem notório saber jurídico e reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional ou na carreira.

Os indicados são apresentados em lista sêxtupla pela seccional da OAB ou pelo Ministério Público, conforme a classe a que pertencer o cargo a ser provido.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!