Tanto faz

Biomédico que trabalha com radiologia pode escolher conselho profissional

Autor

25 de maio de 2015, 15h22

Biomédicos que trabalham com radiologia podem escolher em qual conselho profissional querem se inscrever. Com esse entendimento, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP) reconheceu indevida a exigência de inscrição junto ao Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 5ª Região (CRTR-SP) de uma biomédica que trabalhava como técnica em radiologia/mamografia e que era inscrita no Conselho Regional de Biomedicina.

O CRTR-SP recorreu da decisão alegando que a operação de qualquer equipamento radiológico cabe a um profissional encarregado seja ele tecnólogo ou técnico e que a partir da regulamentação da profissão de técnico em radiologia, por meio da Lei 7.394/1985, as técnicas radiológicas passaram a ser exercidas exclusivamente pelos técnicos em radiologia.

Segundo a juíza federal convocada Simone Schroder Ribeiro, relatora do acórdão, a profissional comprovou a sua regular conclusão no curso de ciências biológicas, modalidade médica, constando em seu histórico escolar a disciplina Radiologia, bem como sua especialização na área. Por isso, estando devidamente empregada e inscrita no Conselho Regional de Biomedicina.

Simone explicou também que a Lei 6.684/1979, que regulamenta a profissão de biomédico, além de criar o Conselho Regional de Biomedicina, atribuiu a esta autarquia federal a competência para disciplinar e fiscalizar as atividades desses profissionais. A lei ainda prevê a possibilidade de o biomédico fazer serviços de radiografia e atuar, sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, de radiodiagnóstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado. “Portanto, que a formação em Biomedicina habilita os profissionais para a operação de aparelhos radiológicos”, concluiu.

A juíza declarou que, sendo biomédica, a profissional em questão deve se sujeitar ao controle e fiscalização do Conselho de Biomedicina, não sendo obrigada a se filiar em mais de dois conselhos de fiscalização.

Ela afirmou ainda que a atividade básica do profissional, ou seja, o ato típico da profissão, é o que delimita a competência do conselho de fiscalização, “podendo a apelada, segundo seu livre arbítrio, optar por se inscrever no Conselho Regional de Biomedicina ou de Radiologia, restando apenas vedado o duplo registro, a teor do artigo 1º da Lei 6.839/1980”.

Ressaltou, por fim, que, de acordo com jurisprudência sobre o assunto, a Lei 7.394/1985 não revogou a Lei 6.684/1979, porque não assegurou exclusividade profissional ao técnico de radiologia, cuja atividade pode coincidir com a do biomédico que faz exames de radiografia, uma vez que a legislação antiga já veiculava cláusula expressa de concorrência. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-3.

Apelação Cível 0005804-47.2002.4.03.6114/SP

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!