Consultor Jurídico

Artigos

Valiosas lições

Trinta anos sem o professor Heleno Cláudio Fragoso

Comentários de leitores

4 comentários

Pas-Adv (servidor)

F. Fragoso (Advogado Autônomo - Criminal)

Eu nem deveria comentar seu comentário, por conta de sua pouca versatilidade com o direito penal, como se evidencia do que escreveu.
Sobre a pessoa de Heleno, suas asneiras e absurdas apreciações deveriam se restringir ao seu próprio quadrado! Seja la quem o Sr seja, escondido em iniciais, é evidente que nunca conheceu Heleno e nunca leu nada do que ele escreveu!

Direito Penal e nuances em Pindorama

PAS-adv (Servidor)

No Brasil ainda vivemos a era do Coitadismo, depois de muitos abusos de ditaduras e oligarquias só reclamamos e nos fazemos de vítimas. O garantismo no Brasil hoje virou sinonimo de impunidade.
Muitos pensam em reeducandos pra todos os tipos de crimes (coitadinho do estuprado, do assassino, do traficante internacional, dos latrocidas, etc), nunca analisam os casos poe uma ótica realmente humana. Sabemos que há individuos irrecuperaveis e para eles a segregação é uma medida necessária. Em Pindorama ainda discutem a finalidade da Pena (castigo, segregaçao, vingança, etc). Matar alguem no Brasil só custa 6 anos e o crime aina tem chance de prescrever. Há ainda outras coisas nesse nível de coitadismo além das penais baixaa para crimes graves e sua possibilidade de prescricao (só racismo é imprescritivel), mais segurança juridica matar do que ser racistas esse sao nosso valores pela metade. Temos ainda a tese do crime continuado (bandido profissional) e o princípio da concusão (crime maior absorve o menor) teses dogmaticas geniais e otimas pra vender livros e palestras.

Ademais, o ilustre jurista tinha uma visao parcial da história (que hoje nos vem a luz) ele era comunista do PC do B e tinha suas ideias de Ditadura do Ploretariado mais adocicada, ou defendia quem as tinha (a historia nos conta do curriculo dele). COM TODO RESPEITO AO SER HUMANO DR. Fragoso, mas teve como todoa nós suas visoes parciais da realidade. (Peço ao Conjur que não censure meu comentário critico). Respeitosamente.

Fragoso foi inigualável como Mestre e advogado

toron (Advogado Sócio de Escritório)

Parabéns Leo pela oportuna e justíssima lembrança do falecimento do Prof. Heleno Fragoso. Uma merecida homenagem!
Toron

Mestre e referência

DTebet (Advogado Autônomo - Criminal)

Nessa quadra complicada por qual passam as Ciências Penais, vítimas de uma distorção hipercriminalizante de institutos (e.g. prisão preventiva), e adoção/importação de tantos outros de forma acrítica (e.g. delação premiada), a voz e ensinamentos do Professor Heleno fazem muita falta..
Tenho a honra de ser amigo da família Fragoso, com a qual tive o privilégio de aprender e dar os primeiros passos na advocacia criminal, com Fernando Fragoso, o saudoso José Carlos Fragoso (querido Zeca), filhos do Professor, e Christiano e Rodrigo Fragoso (netos).

Comentar

Comentários encerrados em 26/05/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.