Novo ciclo

Denúncias da "lava jato" passam agora a acusar núcleo político

Autor

14 de maio de 2015, 21h57

O Ministério Público Federal anunciou nesta quinta-feira (14/5) ter entrado em um “novo ciclo” da operação “lava jato”, acusando agentes políticos que não contam com prerrogativa de foro. Treze pessoas foram citadas em três novas denúncias, entre elas os ex-deputados André Vargas (sem partido-PR), Luiz Argôlo (SD-BA), Pedro Corrêa (PP-PE) e a filha dele, Aline Corrêa (PP-PE).

As cerca de 20 acusações anteriores citavam empresários, agentes públicos (funcionários da Petrobras) e operadores (ligados a movimentações no mercado financeiro). “O esquema, como nós sabemos, era pluripartidário. Os principais partidos envolvidos, com as provas disponíveis até este momento, são PP, PMDB e PT”, afirmou o procurador da República Deltan Martinazo Dallagnol, que integra a força-tarefa da operação.

Uma das denúncias afirma que André Vargas participou de fraudes em contratos firmados entre a agência de publicidade Borghi Lowe com a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde. Segundo o MPF, Vargas usava sua influência para conseguir a contratação de serviços, e cerca de 10% dos valores eram depositados em contas de empresas controladas por André Vargas e seus irmãos, Leon e Milton Vargas.

Outra acusação diz que o ex-deputado Pedro Corrêa negociou a nomeação de Paulo Roberto Costa como diretor de Abastecimento da Petrobras. Assim, imputa-se a ele a coautoria de todos os atos de corrupção passiva praticados por Costa na estatal. O MPF afirma também que ele e a filha contrataram uma empregada doméstica, sem formação técnica, como secretária parlamentar para desviar seu salário.

Luiz Argôlo é acusado de ter recebido vantagens indevidas do doleiro Alberto Youssef e de ter usado parte de sua cota para custear “viagens de interesse exclusivamente particular e ilícito” a São Paulo, nas quais visitou o escritório de Youssef. O doleiro, aliás, é denunciado mais uma vez. Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF-PR.

Leia a íntegra das denúncias:

Núcleo André Vargas
Núcleo Luiz Argôlo
Núcleo Pedro Corrêa

* Texto atualizado às 11h do dia 15/5/2015.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!