Mais dois anos

Luciana Lóssio será reconduzida ao TSE nesta terça-feira

Autor

5 de maio de 2015, 17h42

A ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral, permanecerá na corte pelos próximos dois anos. A cerimônia de recondução ao cargo será nesta terça-feira (5/5), às 19h. A magistrada está na corte desde 2011, encerrou seu mandato no dia 26 de fevereiro. Luciana Lóssio foi a primeira mulher a ocupar uma das cadeiras destinadas à advocacia no TSE, quando foi nomeada pela presidente Dilma Rousseff para o cargo de ministra-substituta.

Nelson Jr./ASICS/TSE
Ministra Luciana Lóssio permanece no Tribunal Superior Eleitoral até 2015.
Nelson Jr./ASICS/TSE

Antes de ser ministra, Luciana Lóssio atuou durante sete anos como assessora jurídica na Procuradoria-Geral da República, assessorando os ex-procuradores-gerais Geraldo Brindeiro e Cláudio Fonteles, com atuação em processos de competência do TSE e do STF. Advogada desde 1999, ela graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) no mesmo ano.

Composição do TSE
Segundo o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE deve ter pelo menos sete juízes, sendo três vagas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), duas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo presidente da República. Neste último caso, o chefe do Poder Executivo decide quem ocupará a vaga a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Supremo, com os nomes dos advogados indicados. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!