Primeiro lugar

TRF-5 obtém o melhor desempenho funcional do país no 4º Prêmio IDJus

Autor

27 de junho de 2015, 16h01

Na próxima segunda-feira (29/06), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região receberá, em Brasília, o 1º lugar na categoria desempenho do 4º Prêmio Índice de Desempenho da Justiça (IDJus).

A corte obteve o melhor desempenho funcional do país no ano de 2013, com índice de 64,6 de acordo com um estudo feito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ficou em 2º lugar, com índice de 55,8, e, em 3º lugar, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, com índice de 54,6.

O resultado vem de um levantamento, divulgado em março de 2015 e elaborado com base nos dados do relatório “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça. A pesquisa levou em consideração três dimensões básicas da administração judiciária: gestão orçamentária (despesas e receitas), gestão de recursos (recursos humanos e tecnologia) e gestão de processos (litigiosidade e produtividade). Como outros indicadores, o IDJus varia entre 0 e 100.

A premiação será entregue ao presidente do TRF-5, desembargador federal Marcelo Navarro. Para ele, o reconhecimento é fruto da atuação de todos que compõem a Justiça Federal na 5ª Região: magistrados, servidores, Ministério Público Federal e advogados públicos e privados.

“Existe toda uma comunidade jurídica que contribui com o Tribunal para esse sistema jurídico vitorioso, que tem dado aos jurisdicionados dos seis estados que compõem a 5ª Região [Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe] uma Justiça célere, de qualidade e preocupada com os valores humanos e sociais”, avalia o desembargador.

O 4º Prêmio IDJus integra a programação do 3º Seminário “Desempenho da Justiça: Diagnóstico e Desafios”, evento feito com o apoio do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal.

O encontro contará com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal e conselheiros do Conselho Nacional de Justiça, entre outras autoridades, para apresentar os resultados em questão e avaliar os indicadores do desempenho como instrumentos de gestão do Poder Judiciário. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-5.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!