Direito de defesa

Abraji e ConJur fazem parceria para produção de notícias sobre Judiciário

Autor

1 de junho de 2015, 18h34

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) estabeleceu uma parceria inédita com a revista eletrônica Consultor Jurídico para estimular a produção de reportagens sobre Justiça e Direito por estudantes de jornalismo. Até o fim do mês de junho, a ConJur receberá textos escritos pelos 20 estudantes que participam do curso “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”, feito em parceria entre a Abraji, o IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) e a Oboré, dentro do Projeto Repórter do Futuro. O curso faz parte do projeto Olhar Crítico, promovido pelo IDDD em parceria com a Abraji.

Ao longo de quatro sábados, os 20 estudantes do projeto (selecionados entre mais de 200 inscritos) entrevistarão alguns dos maiores especialistas em direito de defesa e na cobertura criminal, muitos deles na linha de frente de casos de grande repercussão midiática, como o processo do Mensalão e a operação "lava jato".

Publicar textos sob estrita supervisão da coordenadoria pedagógica é um dos quesitos de avaliação de rendimento dos alunos, juntamente com a assiduidade em todos os encontros, a produção regular de reportagens sobre os temas abordados e o comparecimento aos atendimentos individuais com os coordenadores do módulo, responsáveis por avaliar os textos e debater técnicas de apuração e redação, em particular, com cada um dos estudantes repórteres.

Com a parceria, a ConJur estará aberta a sugestões de reportagens enviadas pelos estudantes. A equipe do site fará um controle rigoroso sobre a qualidade dos textos, de maneira a simular a relação entre repórter e editor. A iniciativa agrega um crivo externo ao conteúdo produzido, aumentando a exigência na produção editorial e criando uma primeira oportunidade para que os jovens publiquem reportagens autorais em veículos fora do ambiente universitário.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!