Consultor Jurídico

Grandes escritórios se unem para lançar associação de tributaristas

30 de julho de 2015, 14h36

Por Redação ConJur

imprimir

As áreas tributárias de grandes escritórios de advocacia se uniram para o lançamento do Tax Executives Institute (TEI) na América Latina. Fundada nos Estados Unidos em 1944, a entidade se instala na região com o objetivo de apoiar políticas fiscais justas e eficazes, valorizar contadores, advogados e outros profissionais de tributos, além de propor uma rede de contatos de grandes empresas. No total, o TEI reúne mais de 7 mil integrantes de cerca de 3 mil empresas nos EUA, Canadá, Europa e Ásia.

Para marcar a chegada da associação à América Latina, serão promovidos dois eventos de lançamento, em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos dias 30 e 31 de julho, respectivamente. No Brasil, além das empresas paulistas e fluminenses, estão no foco os negócio do Rio Grande do Sul. O TEI pretende priorizar ainda a agenda na Argentina e no México.

Tributarista e sócio administrador do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, Celso Costa, participará de painel no evento de São Paulo, sobre Tax Compliance na América Latina. Na opinião dele, a nova unidade do TEI tem muito a acrescentar aos profissionais brasileiros da área fiscal. “O TEI é composto pelas empresas mais atualizadas e influentes do campo tributário internacional. Isso proporciona aos seus integrantes, o acesso a cursos, trocas de experiências e networking de altíssima qualidade”, afirmou. Além do Machado Meyer, grandes bancas estão ao lado do TEI, como Mattos Filho, Pinheiro Neto, TozziniFreire, Trench Rossi Watanabe, Veirano, Campos Mello e Tauil & Chequer.

A unidade latina do instituto será presidida pelo diretor de impostos da Dell na região, Lionel Nobre. Além dele, o instituto será dirigido por Daniel Hora do Paço (Petrobras), Ivan Ferreira (Siemens), Sérgio Abrajan (Telefónica), Roberto Alvarez (Posadas) e Gabriela Wong (Baccardi).