Fora das grades

Presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez pedem liberdade ao STJ 

Autor

23 de julho de 2015, 19h26

Os executivos Marcelo Odebrecht, presidente da construtora Odebrecht, e Otávio Marques de Azevedo, que comanda a Andrade Gutierrez, apresentaram pedido de Habeas Corpus ao Superior Tribunal de Justiça. Os dois foram presos em junho durante nova fase da operação “lava jato”, que aponta um cartel de empresas com o objetivo de fraudar contratos da Petrobras.

A defesa de Odebrecht sustenta que a prisão preventiva não se justifica porque ele não foi acusado por nenhum dos delatores, não ameaçou testemunhas nem ocultou provas. Os advogados de Azevedo afirmam que a prisão é ilegal, por entender que as possíveis irregularidades deveriam ser atribuídas às empresas, não às pessoas físicas. Eles pediram ainda liberdade para Elton Negrão de Azevedo Júnior, um dos executivos da Andrade Gutierrez.

O STJ negou todas as tentativas de HC da “lava jato” até hoje — o relator do caso na corte, desembargador convocado Newton Trisotto, costuma avaliar que a gravidade dos fatos em apuração justifica as prisões. “A credibilidade da Petrobras caiu a níveis inacreditáveis — e não apenas no Brasil. Essa verdadeira instituição nacional, que nos orgulha, foi assaltada material e moralmente”, afirmou em abril.

Como o STJ está em período de recesso, os pedidos de liminar devem ser avaliados pelo presidente do tribunal, Francisco Falcão. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!