Fonte não confiável

O Globo é condenado por publicar notícia sem investigar veracidade

Autor

22 de julho de 2015, 12h01

Empresa jornalística que publica reportagem com base exclusivamente no que foi transmitido pela fonte, sem proceder qualquer tipo de investigação para confirmar a veracidade da informação, tem que arcar com ônus de tal conduta. Foi o que entendeu a 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ao condenar o jornal O Globo a pagar indenização a Álvaro Lins, ex-chefe da Polícia Civil fluminense e deputado estadual pelo PMDB, que teve o mandato cassado. A decisão foi unânime.

Investigado pelo Ministério Público Federal na operação "segurança pública S/A", que desarticulou uma quadrilha que atuava na Secretaria de Segurança Pública do Rio, Lins acabou sendo submetido a um processo disciplinar no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Rio. A ação administrativa teve início em 9 de junho de 2008.

No dia 1 de agosto de 2008, o jornal publicou a notícia: “PF investiga se Álvaro Lins Chantageia Picciani”. A reportagem baseava-se em um suposto relatório da Polícia Federal que revelava que Lins estaria ameaçando vazar um crime atribuído ao presidente da Alerj no passado, caso perdesse o mandato.

Na ação, o ex-chefe da Polícia Civil alegou que a notícia “transmitiu aos leitores a ideia de que teria conhecimento sobre um mandado de prisão expedido contra o presidente da Alerj em 1990, pela 1ª  Vara Criminal de Rondorápolis (MT), e que estaria se valendo dessa informação sigilosa para chantagear o então presidente da Alerj para ter alguma vantagem no processo ético-disciplinar”.

A matéria foi publicada há 12 dias da sessão de votação na qual os deputados confirmaram a cassação do mandato de ex-chefe da Polícia Civil. De acordo com Lins, a notícia influenciou a votação. Além disso, lhe trouxe outra consequência negativa, pois serviu para embasar o decreto de sua prisão preventiva logo após a perda do mandato.

PF nega existência de relatório
Ao contestar a acusação, o jornal ressaltou que se limitou a reproduzir uma informação oficial e que a publicação da matéria não teve nexo causal com a perda do mandato. O Globo argumentou que “a jurisprudência é pacífica ao entender que, em se tratando de fatos públicos, relacionados a investigações, o veículo de comunicação se exime de culpa quando busca fontes fidedignas”. E que apesar de reconhecer que “o jornalista tem o dever de investigar os fatos que deseja publicar, isso não significa dizer que sua cognição deva ser plena e exauriente à semelhança daquilo que ocorre em juízo”.

Requerida, a Polícia Federal informou que o relatório de inteligência em questão não foi produzido por aquele órgão. Diante dos fatos, a primeira instância condenou o jornal a pagar R$ 5 mil por danos morais ao deputado cassado. Ambas as partes recorreram: o autor para pedir uma indenização maior, e o réu para requerer a reforma da decisão.

Ao analisar os recursos, o desembargador Carlos José Martins Gomes, que relatou o caso, ponderou que “não se pode considerar ilimitada a atuação da imprensa de noticiar informações que têm acesso, ao argumento de que cumpre o dever de trazer ao conhecimento público informação relevante sobre determinada pessoa ou fatos”.

Para o relator, na forma como a notícia foi escrita, o relatório da Polícia Federal se apresentava como elemento essencial, que conferia autoridade e veracidade à informação. No entanto, o documento nunca existiu.

“Apesar de a ré ter ouvido o deputado Jorge Picciani, não demonstrou que investigou minimamente o que noticiou. A ré publicou informação unicamente confiando em sua fonte, não tendo mencionado nos autos que tenha buscando confirmar a informação por outro meio. Assim procedendo, a empresa jornalística deve arcar com os ônus de tal conduta, haja vista que restou confirmado nos autos que não havia qualquer relatório na Polícia Federal sobre o assunto noticiado”, afirmou o relator, que votou pela manutenção da sentença. Cabem recursos. 

Clique aqui para ler a decisão.

Processo: 0264230-79.2011.8.19.0001

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!