Criação de cargos

Ação popular questiona aprovação de lei em SP por vício de tramitação

Autor

19 de julho de 2015, 18h09

Uma ação popular ajuizada na Justiça de São Paulo, nessa terça-feira (14/7), pede a imediata suspensão com a concessão de liminar dos efeitos do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal paulistana que cria 660 novos cargos de assessores para os 55 vereadores.

A ação, proposta por Fabio Lepique, presidente do Diretório do PSDB da Mooca, e elaborada pelo escritório Castello de Campos Sociedade de Advogados, aponta diversos vícios que cercaram a apresentação, tramitação e aprovação do projeto de lei.  O juiz Anderson Suzuki, da 11ª Vara de Fazenda Pública, determinou que fosse dado vista ao Ministério Público de Ações Populares, com urgência.

Para os autores da ação, o projeto comete também grave atentado ao preceito constitucional de que a ocupação de cargos públicos deve ser feita a partir de concursos. Hoje, a Câmara tem 441 funcionários concursados, 225 no regime da Consolidação das Leis do Trabalho e 1.045 cargos comissionados, ocupados por indicação livre da chefia imediata, o que pode gerar situações de favorecimento. Com a aprovação dos novos cargos, a relação entre comissionados e concursados ficará de 1.705 contra 441, ampliando ainda mais o absurdo.

Por isso, a ação popular faz pedido para que o Ministério Público instaure investigação sobre a legalidade de todo o quadro funcional atual da Câmara Municipal. O MP já se manifestou e pediu a extração de cópias dos autos e "remessa à Promotoria de Justiça do Patrimônio Público da Capital para as providências que entender necessárias".

Ação relata que a criação dos 660 cargos foi tratada com uma rapidez sem precedentes. Apresentada às 15h11 do dia 23 de junho, recebeu todas as tramitações, aprovações, pareceres e substitutivo até a sua aprovação final, em segunda votação, no dia 30 de junho. Nesse período, passou em tempo recorde pelas “análises” das Comissões de Constituição, Justiça e Legislação Participativa e de Administração Pública, e de Finanças e Orçamento. A lei foi sancionada e publicada no Diário Oficial de 9 de julho.

É alegado também na ação que as informações sobre a tramitação e aprovação do projeto de lei não foram colocadas à disposição para consulta no site da Câmara, como era regra da casa até a aprovação da medida.

Clique aqui para ler a petição.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!