Consultor Jurídico

Advogado arma plano nos EUA para não pagar IR, mas é descoberto

11 de julho de 2015, 12h02

Por João Ozorio de Melo

imprimir

Um advogado do município de Wichita, no Kansas, elaborou um “plano infalível” para não pagar imposto de renda. Passou o escritório para o nome de um advogado amigo, que o demitiu. Mas continuou a trabalhar informalmente para o escritório, como único advogado, sem remuneração. Em vez de salário, o escritório cobria todas as suas despesas.

De acordo com notícia divulgada pelo Distrito de Kansas do Departamento de Justiça dos EUA, de 1998 a 2008, o escritório Law Offices of Eldon L. Boisseau pagou para o advogado Elson Boisseau aluguel, todas as suas contas (água, luz, telefone, televisão, internet, etc.), dois carros, seguros e todas as suas compras de mercado em outras lojas, “diretamente”.

Mas o generoso escritório não cobriu apenas as despesas de subsistência do advogado. Bancou também todas as suas despesas pessoais, que incluíram, por exemplo viagens a Londres, Equador e Peru. Pagou ainda centenas de dólares por equipamentos de mergulho livre (scuba diving), ingressos para o “Super Bowal” (a final do campeonato de futebol americano), em 2009.

Como todo “plano infalível”, o esquema do advogado foi desmontado, oportunamente, pelos agentes federais do “Internal Revenue Service” (IRS), a temível “receita federal” dos EUA.

O Departamento de Justiça moveu uma ação contra o advogado, na qual o IRS apresentou uma conta de US$ 1 milhão. Esse valor, segundo o IRS, se refere a imposto de renda sonegado e juros. E o advogado também teria tentado sonegar o pagamento de uma multa em um processo de indenização.

Na terça-feira (7/7), o juiz federal Eric Melgren decidiu que Boisseau é culpado por sonegação fiscal. A sentença será pronunciada em 28 de setembro. De acordo com o Departamento de Justiça, Boisseau, agora com 67 anos, poderá ser sentenciado a até cinco anos de prisão e ao pagamento de uma multa de até US$ 250 mil.