Consultor Jurídico

Joaquim Rodrigues: Proibição de retrocesso na jurisprudência sobre HC

29 de janeiro de 2015, 5h41

Por Joaquim Pedro de Medeiros Rodrigues

imprimir

Franklin D. Roosevelt, ao ser investido em seu terceiro mandato como presidente dos Estados Unidos, disse que a democracia é a união de homens e mulheres na construção de um empreendimento em comum. Um empreendimento carregado pela livre expressão e pela vontade da maioria[1].

Para um advogado militante na área criminal, certamente um dos institutos mais sagrados para a democracia é a ação constitucional do habeas corpus. Dessa forma, é impossível não voltar sempre que possível a este tema de crucial importância para a cidadania brasileira. Trata-se de uma busca — ininterrupta  de que a democracia no Brasil seja ampliada e protegida, especialmente contra os desmandos do estado.

Como já é de conhecimento a boa parte da advocacia, a ação de habeas corpus esvaziou-se nos últimos anos, após a decisão tomada pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal no âmbito do HC 109.956/PR, que impediu a possibilidade de impetração originária de habeas corpus como substitutiva de recurso previsto em lei.

A alegação sustentada pelo Colegiado se assenta na “sobrecarga de processos hoje notada”. Afirmou-se que “atualmente, tanto o Supremo quanto o Superior Tribunal de Justiça estão às voltas com um grande número de habeas corpus”. Assim, o caminho adequado para a racionalização das impetrações tornou-se restringir o acesso à garantia.

O ministro Marco Aurélio reviu parte de seu posicionamento, mas a confusão processual se instalou.

Na outra turma, por exemplo, no RHC 120.551, a 2ª Turma consignou a “firme orientação desta Turma, que admite a impetração de habeas corpus substitutivo de recurso ordinário (…)”. Enquanto isso, a 1ª Turma rotineiramente julga agravos regimentais contra decisões monocráticas que dizem não conhecer da impetração, mas analisam o seu mérito para julgar se há violação flagrante que permitiria a concessão de ofício da ordem. Concluem pelo não conhecimento, mas quase que em um padrão anotam que “inexiste, no caso, flagrante ilegalidade ou abuso de poder a justificar eventual concessão da ordem de ofício”[2].

Veja que há atecnia, porque o habeas não foi conhecido de ofício, eis que não fosse a impetração o Tribunal ficaria inerte.

De qualquer forma, o Superior Tribunal de Justiça, por suas duas turmas criminais  e é de se assustar que não há voz interna que se levante contra — acompanhou a jurisprudência defensiva adotada pela 1ª Turma do STF. A jurisprudência defensiva consiste em medidas para que o mérito da causa não seja julgado pelo tribunal[3]. Um obstáculo ao jurisdicionado. Ou uma arapuca[4].

Ainda assim, algumas vezes o mérito da impetração é conhecido “de ofício”, o que passa a sensação de que o Tribunal quer assumir o papel de protagonista da demanda.

É de bom tom relembrar  e retomando as palavras iniciais deste texto que a ação do habeas corpus configura garantia individual assumida pelo Brasil. Nesse sentido, uma vez que o próprio Supremo admitiu a ampliação do habeas corpus substitutivo, não é possível ao Estado suprimir a ampliação, sob pena de retrocesso da garantia individual.

Ora, os direitos fundamentais não podem retroagir, pois a sociedade é uma constante evolução, e não contrário. Assumido o compromisso (parágrafo 2º, do artigo 5º da Constituição), a garantia não pode mais ser excluída do regime jurídico adotado.

Muito menos podem retroagir quando se considera os motivos da restrição: o problema de sobrecarga do Judiciário, especialmente no âmbito do direito penal, não pode ser imputado a quem legitimamente reclama pelo seu direito de ser julgado de forma escorreita. Sem dúvida, tal medida é reveladora da tomada de decisão mais simples, e cuja eficácia é duvidosa. Não seria melhor ampliar o acesso ao Judiciário, justamente para coibir a prática de ilegalidades?

Assim, as decisões monocráticas que não conhecem da impetração substitutiva de recurso devem ser revistas, pois ultrajam a democracia. As decisões colegiadas, por seu turno, devem voltar à técnica correta de conhecer da impetração, e conceder ou não a ordem.

O empreendimento que se busca é o de respeito ao que foi soberanamente decidido na Constituição da República, garantindo-se a impetração de habeas corpus como direito fundamental.


1 In: http://www.let.rug.nl/usa/presidents/franklin-delano-roosevelt/third-inaugural-address-1941.php

2 HC 121503 AgR, Relator(a): Min. ROSA WEBER, Primeira Turma, julgado em 04/11/2014, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-227 DIVULG 18-11-2014 PUBLIC 19-11-2014

3 In: http://www.conjur.com.br/2013-set-06/jurisprudencia-defensiva-ainda-pulsa-codigo-processo-civil

4 EAg 857.758/RS, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, SEGUNDA SEÇÃO, julgado em 23/02/2011, DJe 25/08/2011