Falsificação de cédulas

TJ-SP recebe denúncia criminal contra procurador por fraude eleitoral

Autor

24 de janeiro de 2015, 11h00

Na última quarta-feira, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, por unanimidade, denúncia criminal contra o procurador do Ministério Público Estadual Nadir de Campos Júnior.  Ele é suspeito de falsificação e uso de documento falso no processo eleitoral na Associação Paulista do Ministério Público no qual concorria para presidente da entidade, em 2012. As informações são do blog do jornalista Fausto Macedo.

Nadir disputou a presidência da Associação Paulista do MP mas perdeu. De acordo com a denúncia, ele teria agido em “continuidade delitiva” por duas vezes entre os dias 29 de outubro e 1º de dezembro de 2012 e fraudou o processo por meio da falsificação de cédulas de votação. Uma delas, em nome de um associado aposentado que mora no interior do estado e que estaria impossibilitado de votar, pois se submetia a hemodiálise. Supostamente falsificado, o voto teria sido enviado à entidade pelos Correios. O autor da acusação foi o procurador geral de Justiça Márcio Fernando Elias Rosa. 

A defesa de Nadir, feita pelo advogado Mauro Otávio Nacif, pediu aos desembargadores que o julgamento fosse transformado em diligência, para que houvesse uma acareação entre um delegado e uma perita criminal prevista para março.

Ele tentou convencer os desembargadores da idoneidade do procurador, sustentando que ele tem “mais de 28 anos de carreira como promotor do Ministério Público de São Paulo” sem nunca ter sofrido “qualquer tipo de repreensão” e que sua carreira “não tem uma mácula sequer”. Mas não bastou: o pedido foi negado.

Segundo Nacif, não há provas materiais contra Nadir.  O advogado afirmu ainda que essa seria a primeira vez que o Ministério Público processa um procurador.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!