Sem placas

Por não sinalizar área de banho, camping responde por afogamento

Autor

18 de janeiro de 2015, 11h36

Por não prestar informações sobre risco de afogamento em sua área, uma empresa de camping foi condenada a indenizar a família de um jovem que morreu afogado no Rio Caí, próximo a Caxias do Sul. A decisão é da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Segundo o processo, no local do afogamento não havia placas alertando sobre os perigos, tampouco havia salva-vidas. Os autores da ação (pais e irmão da vítima) alegaram que o jovem foi ao camping com mais cinco amigos e, lá, começaram um passeio de barco, que acabou virando no meio do rio, provocando o afogamento dele, já que ele não sabia nadar.

A família argumentou que a culpa da morte é dos responsáveis pelo camping porque exploram economicamente o lugar, mas não disponibilizam a segurança necessária aos seus frequentadores, com a presença de salva-vidas, de pessoa habilitada para prestar os primeiros socorros e placas indicativas dos locais perigosos para o banho.

Os reús se defenderam dizendo que a tragédia aconteceu longe do camping, em área que não integra o balneário, e que a culpa foi exclusivamente da vítima. Em primeira instância, o pedido foi considerado improcedente. O relator do processo, Desembargador Miguel Ângelo da Silva, modificou a sentença, entendendo caber indenização pelo fato ocorrido.

Segundo o magistrado, as provas no processo confirmam que se trata de relação de consumo, portanto, há o dever de indenizar. Assim, na medida em que se permite o acesso à propriedade, cobra-se por isso e fornece-se certa infraestrutura, assume-se o risco da atividade e, por consequência, o dever de segurança. “Inegável que havia legítima expectativa dos frequentadores de que o local fosse seguro e próprio para o lazer. Do contrário, teriam adentrado no rio sem ser pelo balneário e sem pagar por isso”, afirmou o juiz.

O relator reconheceu a culpa concorrente da vítima, pois o mesmo não sabia nadar e, mesmo assim, entrou no rio em um barco com furo. Pelo laudo do Instituto-Geral de Perícias, havia no local placas informando os horários de funcionamento e valores de entrada para o balneário, bem como controle de acesso dos visitantes. Ainda, o documento mostra que o local contava com diversas churrasqueiras, em meio à vegetação, próximo à margem do rio, e que estava desprovido de qualquer tipo de sinalização para adequada utilização da área para banho.

Assim, foi reconhecido o direito de indenização por danos morais à família da vítima. O desembargador Miguel Ângelo da Silva votou pela indenização aos pais no valor de R$ 30 mil, para cada um, e ao irmão o valor de R$ 20 mil. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RS.

Processo 70058396987

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!