Paridade de armas

PL que altera Código de Processo Penal prevê investigação criminal defensiva

Autor

12 de janeiro de 2015, 6h16

Em tempos de discussões acerca dos poderes investigatórios das instituições públicas, de delações premiadas e do destaque da fase pré-processual penal, reacende a problemática de uma possível desigualdade entre o Estado-acusador e o investigado. Seria o acusado um mero espectador dos acontecimentos? Pode ele, por sua iniciativa, produzir provas ainda na fase investigativa?

Apesar de pouco tratada na doutrina, a “investigação criminal defensiva” assume relevância no debate jurídico-penal a partir de sua previsão no projeto de lei que trata do novo Código de Processo Penal (Projeto de Lei 156/2009).

Investigação criminal defensiva é a possibilidade de o acusado promover, diretamente, diligências investigativas como meio de prova, reunindo subsídios à sua defesa. É dizer, ao acusado seria permitida a investigação criminal — antes exercida com exclusividade pelo Estado — em qualquer fase persecução penal — o que inclui a fase inquisitorial. Sob a ótica estritamente legal, na atual fase inquisitorial, promovida pela Polícia Judiciária, pelo Ministério Público e por outros órgãos com atribuições investigatórias, o acusado pode apresentar requerimentos e indicar provas em seu favor, porém tais requerimentos se submetem à discricionariedade da autoridade que conduz o feito (artigo 14, do CPP).

As vozes em favor da investigação criminal defensiva invocam os princípios da isonomia e do contraditório, alegando que não raras vezes a investigação promovida pelo Estado-acusador carecem de imparcialidade. Assim, a investigação levada a efeito pelo acusado tenderia a equilibrar as forças — paridade de armas. 

Não é novidade lá fora. No direito comparado, encontramos a investigação criminal defensiva no ordenamento jurídico dos Estados Unidos da América (Standards for criminal justice – prosecution and defense function), em que se assegura ao advogado o direito e o dever de promover efetiva investigação das circunstâncias da infração penal em favor do acusado.  Também assim o é na Itália e em outros países que admitem a investigação por parte do acusado.

Consoante previsto no Projeto de Lei 156/2009, que trata da reforma do Código de Processo Penal, seria facultado ao investigado, por meio de seu advogado, de defensor público ou de outros mandatários com poderes expressos, tomar a iniciativa de identificar fontes de prova em favor de sua defesa, podendo inclusive entrevistar pessoas.  Ao final, o material produzido poderá ser juntado aos autos do inquérito, a critério da autoridade policial.

A redação do projeto de lei pode ser acessada no site do Senado (leia aqui)

Referências:

LIMA, Renato Brasileiro de. Curso de Processo Penal. Niterói: Impetus, 2013.

FERNANDES, Antônio Scarence. A reação defensiva à imputação. São Paulo: Editora RT, 2002.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!