Intercâmbio jurídico

FGV do Rio promove competição sobre direito ao desenvolvimento

Autor

26 de fevereiro de 2015, 15h49

A Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro promove, da próxima segunda a sexta-feira (2 a 6/3), a 5ª Competição Interamericana de Direito ao Desenvolvimento Sustentável. Cerca de 90 estudantes de 24 faculdades, do Brasil e do exterior, participarão da iniciativa, que tem por objetivo promover a advocacia internacional no campo dos direitos humanos e do direito ao desenvolvimento sustentável.

A competição segue o formato de tribunal simulado com base em um caso hipotético, onde cada equipe inscrita apresenta um memorial e participa de sessões de argumentação oral perante um painel de juízes. Conhecido também pelo nome em inglês Moot Court Competition, o evento conta com a parceria com da Tulane University, dos EUA, e da Universidad de Los Andes, da Colômbia.

Os participantes desta edição vêm de Espanha, Colômbia, Estados Unidos, Barbados, Porto Rico, Peru, Índia, e dos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Eles enfrentarão 40 sessões de julgamentos simulados em três idiomas (português, inglês e espanhol), simultaneamente.

Segundo o coordenador do evento, professor Michael Freitas Mohallem, a competição oferece aos alunos a oportunidade de conhecerem o funcionamento do sistema interamericano de direitos humanos e do Direito Ambiental. Outro aspecto essencial é o treinamento em pesquisa jurídica e oratória, além do aprendizado de organização e estruturação de argumentos jurídicos.

 “O mooting também pode ajudar a construir confiança para falar em público, as habilidades de pesquisa e habilidades de apresentação. É uma grande experiência internacional que tem impacto positivo na carreira. As competições são também momentos únicos para estabelecimento de contatos profissionais e acadêmicos com outros competidores e faculdades envolvidas”, afirmou.

A competição vai acontecer na sede da FGV (Praia de Botafogo, 190), no Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone (21) 3799-4608 ou neste site. Com informações da assessoria de imprensa da FGV.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!