Prerrogativas do advogado

Policiais prendem defensora pública dentro de um tribunal nos EUA

Autor

9 de fevereiro de 2015, 10h40

A defensora pública Jami Tillotson apresentou uma queixa contra seis policiais do Departamento de Polícia de San Francisco, Califórnia, porque ela foi presa — e algemada — dentro de um tribunal da cidade, em 27 de janeiro, por tentar proteger um cliente contra uma ação policial, possivelmente abusiva, no corredor de acesso à sala de julgamento.

De acordo com a queixa, a defensora pública estava dentro da sala de julgamento, entrevistando um cliente, quando soube por um advogado que policiais estavam interrogando outro de seus clientes no corredor do tribunal. Ao sair, ela percebeu que o sargento  Brian Stansbury estava se preparando para fotografar seu cliente.

O cliente, um jovem negro, estava no tribunal para responder por uma acusação de um pequeno furto. Mas o sargento supôs que ele e outro acusado poderiam estar envolvidos em um assalto e decidiu interrogá-lo e fotografá-lo no corredor do tribunal. Ela se colocou entre o sargento e os acusados.

Toda a ação foi gravada por outro advogado. O vídeo, postado no YouTube, já tem mais de 1,4 milhão de acessos. O sargento diz à advogada para sair do caminho, porque ele quer tirar fotos dos “suspeitos”. Ela responde: “Você não precisa tirar qualquer foto, obrigada”. Ao que o sargento responde:

“Não, você não está certa disso. Se continuar fazendo isso, eu a prenderei por resistir à prisão”.

“Por favor, faça isso”, a advogada responde. Nesse ponto, Stansburry pede para ela colocar as mãos para trás e a algema. A advogada ficou detida por uma hora.

Depois disso, o chefe de Polícia de San Francisco pediu desculpas à advogada publicamente, mas defendeu a atitude do sargento. Ela aceitou as desculpas, mas não a defesa do comportamento do sargento e, por isso, apresentou a queixa.

Em sua petição, ela alegou que, por causa da atitude do sargento, dois de seus clientes ficaram sem representação no tribunal. Depois de sua prisão, os policiais interrogaram e tiraram fotos de seu cliente que aguardava no corredor.

O episódio certamente levanta dúvidas sobre a questão das prerrogativas dos advogados nos EUA.

Veja o vídeo no YouTube:

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!