Abreu e Lima

Ex-gerente da Petrobras diz que omitiu prejuízos de refinaria a pedidos

Autor

7 de fevereiro de 2015, 18h04

A ex-gerente da área de abastecimento da Petrobras, Venina Velosa, afirmou à Justiça Federal que recebeu um pedido para omitir de seus relatórios que a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, era um projeto que traria prejuízos financeiros para a estatal.

A afirmação foi feita nessa sexta-feira (6/2) ao juiz federal Sergio Moro, que conduz o processo da operação “lava jato”. Venina foi responsável pelos estudos sobre a viabilidade técnica e financeira que antecederam a aprovação da obra, em 2012, pelo Conselho de Administração da Petrobras. 

No depoimento, Venina disse que recebeu um e-mail de um secretário do Conselho de Administração com um pedido para alterar a maneira de redigir os relatórios. Segundo a ex-gerente, a forma “não estava dando conforto para a diretoria aprovar o investimento”.

Ela disse que não lembra o remetente da mensagem. Disse também que não sabe se a mensagem foi repassada diretamente ou enviada por intermédio de um ex-assessor de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento e a quem ela era subordinada.

Os estudos técnicos relatavam os valores que seriam investidos e retorno previsto. Ela disse ao juiz que os ex-diretores Paulo Roberto Costa e Renato Duque, ex-diretores de Abastecimento e de Serviços, respectivamente, sabiam que a refinaria teria retorno negativo de US$ 3 bilhões.

De acordo com Venina, mesmo tendo sido alertados, ambos determinaram a execução do projeto. A obra foi aprovada em 2012 pelo Conselho de Administração, com investimento de US$ 17 bilhões. "Continue a executar os projetos, as licitações, da forma pela qual nós estamos mandando. Aquelas [recomendações] que estavam sendo feitas para a melhoria da gestão e dos projetos serão acatadas, se fosse o caso", disse Venina, ao referir à reposta de Duque após o alerta.

Em nota divulgada no mês passado, a Petrobras informou que Paulo Roberto Costa foi responsável pela elevação dos custos da refinaria Abreu e Lima. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!