Crise na estatal

Planalto informa Graça Foster que ela deixará presidência da Petrobras

Autor

3 de fevereiro de 2015, 10h45

A presidente da Petrobras, Graça Foster, foi informada pelo governo Dilma Rousseff que será substituída no comando da estatal. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Reprodução
Dilma vinha insistindo na manutenção de Graça (foto) no cargo, mas mudou de ideia após a divulgação, na semana passada, de que a Petrobras deveria baixar os seus ativos em R$ 88 bilhões por causa de perdas com ineficiência no planejamento e execução de projetos e corrupção.

A presidente da República considerou essa cifra — que foi excluída das demonstrações financeiras da petrolífera — descabida. Além disso, Dilma entendeu que, ao divulgar esse número, a Petrobras agiu contra si própria e atraiu maior atenção negativa.

A petista está preocupada com o estado pessoal de Graça, que já havia pedido para deixar o comando da estatal em outras ocasiões, mas foi mantida no cargo. Também de acordo com a Folha, Dilma autorizou no fim de semana que fosse iniciado o processo de seleção do novo presidente da Petrobras. Com isso, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, esteve em São Paulo nessa segunda-feira (3/2) para avaliar possíveis nomes para a posição.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!